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http://hdl.handle.net/10773/30224
Title: | Design e comunicação: um exercício à volta da marca Offley |
Author: | Fonseca, Carolina Valadas Duarte Mendonça da |
Advisor: | Sousa, Álvaro José Barbosa de |
Keywords: | Design Vinho do Porto Offley Marca Identidade |
Defense Date: | 2019 |
Abstract: | O presente trabalho propõe o desenho de uma estratégia
de comunicação para uma das marcas com maior relevância
histórica no universo do Vinho do Porto, a Offley.
Partimos de um facto motivador, o contraste entre a importância
da marca no consumo internacional e a fragilidade
da sua imagem no mercado nacional. Num momento em
que se inverte a tendência de consumo do Vinho do Porto,
reorientada para o espaço nacional, encontramos aqui
uma oportunidade que torna pertinente a intervenção projetual.
Partindo de uma revisão das principais ideias no domínio
do marketing e da publicidade, da caracterização do
produto e da marca em causa e ainda do levantamento
de informação relevante e exemplar na prática das marcas
fora e dentro do país, refletimos sobre os problemas e desenvolvemos
soluções através de um conjunto orgânico de
artefactos tridimensionais associados ao embalamento.
As propostas foram definidas num espaço temático – Fantoches,
Jogo, Comemoração e Identdade – e num espaço
técnico – técnicas artesanais e industriais, manuais e digitais
– com atenção aos valores culturais, éticos e estéticos.
A rentabilização de elementos do imaginário coletivo procurou
investir em diferentes segmentos de público consumidor,
promover a qualificação da presença da marca ao
produto e assim, mudar a percepção da imagem da Offley. The present work proposes a communication design strategy for one of the most historical brands in the Port Wine universe, named Offley. We start from a motivating fact, the contrast between the importance of the brand in international consumption and the fragility of its image in the national market. When the trend towards consumption of Port Wine is reversed, reoriented to the national space, we find here an opportunity that makes the project intervention relevant. Starting from a review of the main ideas in the field of marketing and advertising, the characterization of the product and brand in question and the gathering of relevant and exemplary information on the practice of brands outside and inside the country, we reflect on the problems and develop solutions. through an organic collection of three-dimensional artifacts associated with packaging. The proposals were defined in a thematic space – Puppets, Game, Celebration and Identity – and in a technical space – artisanal and industrial techniques, manual and digital – with attention to cultural, ethical and aesthetic values. The monetization of elements of the collective imagination sought to invest in different segments of consumer public, promote the qualification of the brand presence to the product and thus, change the perception of Offley’s image. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/30224 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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