Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/30155
Title: Atitudes dos millennials portugueses face à responsabilidade social empresarial
Author: Vieira, Filipe Cardoso
Advisor: Marques, Susana Regina Bacelar de Vasconcelos
Keywords: Responsabilidade Social Empresarial
Millennials Portugueses
Comportamento de consumo eticamente orientado
Avaliação do comportamento social das empresas
Crença na relação RSE-qualidade dos produtos
Defense Date: 11-Dec-2019
Abstract: Vivemos numa sociedade cada vez mais atenta e preocupada com os diferentes problemas sociais. As empresas começam a incorporar políticas consideradas socialmente responsáveis e as pessoas, no geral, demonstram preocupações sociais crescentes. Este projeto de investigação procura estudar as atitudes dos millennials portugueses face à Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e perceber qual a sua influência na avaliação do comportamento social das empresas e na crença na ligação RSE-qualidade dos produtos. Pretende responder a diferentes questões entre as quais compreender qual o grau de interesse e que padrões de comportamento de consumo eticamente orientado possuem os millennials portugueses. Tenta verificar se existe uma relação entre estas duas variáveis com a avaliação do comportamento social das empresas e com a crença na ligação RSE-qualidade dos produtos. Foi realizado estudo quantitativo de natureza exploratória, com uma amostra de 200 indivíduos, recorrendo a um questionário online para a recolha de dados e utilizando uma amostragem não probabilística por conveniência e também por efeito bola de neve. Após a análise de dados, os resultados indicaram que os millennials portugueses possuem algum interesse na RSE, reportam um bom comportamento de consumo eticamente orientado, avaliam de forma razoável o comportamento social das empresas e acreditam na ligação RSE-qualidade dos produtos. Foram identificadas relações entre o interesse na RSE e a avaliação do comportamento social das empresas, entre o interesse na RSE e a crença na ligação RSE-qualidade dos produtos e entre o comportamento de consumo eticamente orientado e a avaliação do comportamento social das empresas. Esta dissertação, através da investigação realizada, contribui para o avanço do conhecimento científico na área do marketing social, nomeadamente no que diz respeito às perceções e atitudes dos millennials portugueses face à temática da RSE.
We live in a society that is increasingly careful and concerned with different social problems. Companies are starting to incorporate socially responsible policies and people, in general, demonstrate growing social concerns. This research project aims to study the attitudes of the Portuguese millennials towards Corporate Social Responsibility (CSR) and to understand their influence on corporate social behavior evaluation and CSR-products quality belief. It aims to answer different questions, among which, to understand the degree of interest and what patterns of ethically minded consumption behavior the Portuguese millennials possess. It tries to verify if there is a relationship between these two variables with corporate social behavior evaluation and with CSR-products quality belief. A quantitative exploratory study was conducted with a sample of 200 individuals, using an online form for data collection with a non-probabilistic convenience sampling and the snowball effect. After data analysis, the results indicated that the Portuguese millennials have some interest in CSR, report good ethically minded consumer behavior, they reasonably evaluate corporate social behavior and they believe in the link CSR- products quality. Relations between interest in CSR and corporate social behavior evaluation, between interest in CSR and CSR-products quality belief and between ethically minded consumer behavior and corporate social behavior evaluation have been identified. Through the developed research, this thesis contributes to the development of scientific knowledge in the area of social marketing, particularly regarding the perceptions and attitudes of the Portuguese millennials about CSR.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30155
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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