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Title: Marketing territorial e digital em regiões transfronteiriças: o caso do Gerês-Xurés
Author: Baptista, Joana Duarte Sá
Advisor: Filipe, Sandra Sarabando
Keywords: Estágio
Marketing Digital
Marketing Territorial
Redes Sociais
Regiões Transfronteiriças
Turismo
Defense Date: 13-Dec-2019
Abstract: O setor do turismo tem crescido consideravelmente em todo o Mundo, e em níveis recorde em Portugal, contribuindo para aumentar as receitas do Estado e fazer crescer a economia nacional. O património natural e cultural do país e o clima ameno atraem muitos turistas, mas esta evolução positiva só é possível com um planeamento e uma estratégia de marketing delineada pelos gestores de destinos. Paralelamente a este cenário, a era do mundo digital em que as redes sociais se assumem como um veículo de comunicação de excelência, está presente na atualidade. Neste contexto, este relatório, além de expor as atividades desenvolvidas no estágio realizado na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), apresenta um estudo empírico qualitativo sobre o projeto Gerês-Xurés Dinâmico, relativo à Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés. Os objetivos deste estudo empírico abrangem perceber a importância percecionada das redes sociais na comunicação do projeto e do território, as implicações da cooperação entre dois países, e o papel percecionado da população local na estratégia de marketing territorial. Os resultados provenientes das 10 entrevistas a parceiros do projeto e colaboradores de entidades públicas estão em concordância com a revisão de literatura realizada, e demonstram a necessidade de desenvolver uma região de baixa densidade populacional e poucos recursos infraestruturais e financeiros. Este estudo fornece orientações para a promoção deste projeto e de outros semelhantes, em que a cooperação transfronteiriça surge como elemento determinante.
The tourism sector has considerably grown worldwide, and at record levels in Portugal, contributing to increase government revenues and make the national economy grow. The country’s natural and cultural heritage, along with the good weather most of the year, attract many tourists, but such positive development is only possible with deep planning and a marketing strategy delineated by destination managers. Adding to this is today’s digital world era, in which social networks prevail as communication channels. In sight of this, this report, along with presenting the activities carried out during the internship at the Norte Portugal Regional Coordination and Development Commission (CCDR-N), provides a qualitative empirical study on the “Gerês-Xurés Dinâmico” project, concerning the Gerês-Xurés Transboundary Biosphere Reserve, which aims to cover the perceived importance of social media in communicating both the project and the territory, the perceived implications of cooperation between two countries, and the role of local population in territorial marketing strategy also perceived by the study’s participants. The results of the 10 interviews with project partners and public entities collaborators are in agreement with the literature review carried out, and demonstrate the need to develop a region with low population density and few infrastructural and financial resources. This study provides guidance for the promotion of this project and others similar, in which cross-border cooperation stands as key element.
URI: http://hdl.handle.net/10773/30147
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ISCA-UA - Dissertações de mestrado

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