Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29954
Title: Gestão integrada de bases da manutenção e aplicação de ferramentas de melhoria contínua no armazém de peças suplentes
Author: Simões, Bernardo Dias
Advisor: Oliveira, Miguel da Silva
Keywords: Gestão da manutenção
Manutenção
CMMS
Lean maintenance
Manutibilidade
Disponibilidade
Fiabilidade
Defense Date: 24-Jul-2020
Abstract: Com o aumento das exigências por parte dos clientes, as organizações têm procurado, cada vez mais, aumentar o rendimento dos seus equipamentos, de forma a tirar melhor partido dos mesmos. Ou seja, é crucial que as empresas procurem reduzir os custos de produção e de manutenção. O presente trabalho foi realizado na Huf Portuguesa, com objetivo de melhoria da gestão da manutenção, mas também com o intuito de melhorar a organização e o funcionamento do armazém de manutenção. Para tal foram realizadas análises às situações iniciais do sistema de gestão da manutenção presente na organização, e também ao armazém de manutenção, com estas análises foi possível identificar os principais problemas. Em seguida foram sugeridas oportunidades de melhoria, através de um plano de ações que visou a utilização de diversas ferramentas, como a ferramenta dos 5 porquês e o diagrama de Ishikawa, que permitiram a análise dos problemas relativos ao sistema de gestão da manutenção, tendo desta forma auxiliado a chegar à conclusão de que era necessário criar novo sistema de gestão da manutenção que permitisse realizar a sua gestão de forma mais simples e efetiva. No que toca ao armazém de manutenção, foram utilizadas as ferramentas de 5S e o diagrama de Esparguete para melhorar o seu funcionamento e também a sua organização. Os resultados da aplicação das sugestões de melhoria aplicadas foram positivos. No caso do sistema de gestão da manutenção, foi criado um novo, que possibilita a obtenção dos indicadores de manutenção de forma simples. Em relação ao armazém de manutenção, foi alcançada uma maior organização do espaço e do material, através de uma maior utilização do espaço disponível e de uma melhor gestão visual, foram ainda alcançadas melhorias ao nível do funcionamento do armazém, através da criação de cartões Kanban que permitiram reduzir a distância percorrida por um colaborador no processo de levantamento de material.
The increasing demands from customers, pushed organizations to increase the performance of their equipment, in order to take better advantage of them. In other words, it is crucial that companies seek to reduce production and maintenance costs. This work was carried out at Huf Portuguesa, with the objective of improving maintenance management, as well as the maintenance warehouse. For this purpose, analyzes were made of the initial situations of the maintenance management system present in the organization, and also of the maintenance warehouse, with these analyzes it was possible to identify the main problems. Then, opportunities for improvement were suggested, through an action plan aimed at the use of various tools, such as the 5 whys and the Ishikawa diagram, which allowed the analysis of the problems related to the maintenance management system and, thus, reaching the conclusion that it was necessary to create a new system that would allow maintenance management to be carried out in a simpler and more effective way. Regarding to the maintenance warehouse, the 5S tools and the Spaghetti diagram were used to improve its operation and also its organization. The results of the application of the applied improvement suggestions were positive in the case of the maintenance management system, a new one was created, which makes it possible to obtain maintenance indicators in a simpler way. In relation to the maintenance warehouse, greater organization of space and material was achieved, through greater use of available space and better visual management, improvements were also achieved in terms of warehouse operation, through the creation of Kanban cards which made it possible to reduce the distance traveled by an employee in the process of material requisition.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29954
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento_Bernardo Simões.pdf3.92 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.