Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29948
Title: Diagnóstico e proposta de um plano de melhoria da eficiência organizacional de uma empresa de consultoria
Author: Pimenta, Eliana Beatriz Gonçalves
Advisor: Matias, João Carlos de Oliveira
Keywords: TQM
ISO 9001:2015
Ferramentas da qualidade
Abordagem por processos
Defense Date: Jul-2020
Abstract: Neste mundo muito competitivo e em constante mudança, são as empresas que se regem sob um sistemas de gestão da qualidade adequado, assumindo uma abordagem por processos, que mais robustamente se organizam em torno da melhoria da eficiência, como base de suporte para atingir a eficácia, estrategicamente definida, no mercado. Este estudo foi desenvolvido numa empresa de consultoria, que presta serviço no diagnóstico e/ou formulação de ações que conduzam à melhoria da sua eficiência e excelência operacional. O ponto de partida foi a deteção de falhas que a própria empresa mitiga nas suas empresas clientes, conduzindo estas à disparidade dos resultados esperados pela administração, relativamente à rentabilidade da organização. Assim, recorreu-se a uma metodologia de investigação qualitativa, estudo de caso, centrada nos seus processos. Posteriormente, definidas as fontes de maior carência de melhoria, seguiu-se um plano de ações priorizado, com afetação de recursos e com atribuição de responsáveis, com vista a suprir os problemas. Para o efeito, fez-se uso dos requisitos da norma ISO 9001:2015, que tiveram um peso significativo no desenvolvimento prático, sem qualquer intuito de formalização de um sistema de gestão da qualidade certificado. Teve-se como objetivo melhorar o processo comercial num contexto de melhoria contínua, constituindo os alicerces para uma sólida abordagem por processos. A implementação do plano de ações teve um impacto positivo no processo, tornando-o mais eficiente, apesar de nem todas as ações planeadas terem sido implementadas devido à pandemia. Desta forma, a longo prazo será expectável atingir a eficácia pretendida pela gestão de topo, caso as ações continuem a ser apreendidas.
In this competitive and ever-changing world, the companies that are regulated by an appropriate quality management system, based on a process approach, are best oriented themselves around efficiency improvement, providing the strategic foundation for achieving market-defined effectiveness. This study was carried out in a consulting company, which offers services in the diagnosis and/or in the formulation of actions for improvement of its efficiency and operational excellence. The baseline of this project was the detection of failures - that the company itself mitigates in its client companies – that was leading them to the disparity of results expected by management, concerning the profitability of the organization. Thus, a qualitative research methodology was used, a case study, focused on its processes. After defining the main sources of improvement, a prioritized plan of actions was followed, allocating resources and the assignment of those responsible for dealing with the problems. To such purpose, the requirements of ISO 9001:2015 were used, having a significant weight in the practical development, even no intention in having a certified quality management system. The goal was to improve the business process in a continuous improvement context, laying the foundations for a consistent process approach. The implementation of the action plan had a positive impact on the process, making it more efficient. Indeed, in the long term it is expected to achieve the top management’s intended effectiveness.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29948
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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