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dc.contributor.advisorPedro, Luís Francisco Mendes Gabrielpt_PT
dc.contributor.authorAlmeida, João Paulo da Silvapt_PT
dc.date.accessioned2020-11-26T16:46:46Z-
dc.date.available2020-11-26T16:46:46Z-
dc.date.issued2019-10-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29914-
dc.description.abstractAté há relativamente pouco tempo, para as empresas, os consumidores eram meros agentes passivos que se limitavam a adquirir determinado produto ou serviço. Porém, com o surgimento e expansão da web 2.0, e consequente capacidade de afirmação dos diversos social media nas nossas práticas diárias, estes passaram a ser peças centrais e essenciais em todo o processo de comunicação da empresa. Desta forma, é relevante que as organizações, independentemente do ramo em que atuem, possuam uma presença digital, uma vez que só assim conseguirão gerir e administrar relações de proximidade com o seu público-alvo. É neste sentido que nasce o propósito deste projeto, que consiste na aplicação de vários conceitos na área da comunicação em plataformas digitais num contexto empresarial, de forma a desenvolver uma estratégia de comunicação com base nas redes sociais para a promoção da marca Alfa Energia. Desta forma, procedeu-se à análise, planeamento, criação e avaliação de conteúdos produzidos para as páginas de Facebook e Linkedin da empresa. Os resultados obtidos indicam que para promover e dinamizar as redes sociais não basta simplesmente produzir conteúdos e partilhá-los. É necessário ter sempre o consumidor em mente e fazer um plano bem estruturado em que constem, por exemplo, as plataformas a utilizar, os objetivos atingir e as métricas de avaliação. Para além disso, esse plano de comunicação deverá ser suficientemente flexível e objeto de revisão periódica de forma a ser adequado e melhorado ao longo do tempo.pt_PT
dc.description.abstractFor quite sometime, costumers were seen by companies as passive agents who bought products or services. However, due to the emergence of web 2.0 and the consequent growing importance of social networks in our lives, customers have become the main focus in the companies’ communication process. For this reason, businesses now know they must have a digital presence as one of the most powerful tools for managing and improving the relationship with their target audience. In this line of though, the current project results in the application of communication concepts in a business context, in order to develop a communication strategy based on social networks to promote the Alfa Energia brand. This strategy was materialized through an ongoing process of analysis, planning, creation, and evaluation of the content produced to the Facebook and Linkedin company pages. Results show that producing and sharing the content is not enough to promote the company properly in social networks. It is necessary to make a structured plan that includes, for example, the platforms that will be used, goals, and the evaluation metrics. Additionally, that plan should be flexible and regularly reviewed to improve over time.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicação multimédiapt_PT
dc.subjectRedes sociaispt_PT
dc.subjectEstratégiapt_PT
dc.subjectFacebookpt_PT
dc.subjectLinkedinpt_PT
dc.titleDesenvolvimento de uma estratégia de comunicação com base nas redes sociais para a promoção de uma PME: o caso da Alfa Energiapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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