Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29805
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dc.contributor.advisorNeves, Ruipt_PT
dc.contributor.authorGouveia, Viviana Sofia Silvapt_PT
dc.date.accessioned2020-11-13T14:55:48Z-
dc.date.available2020-11-13T14:55:48Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29805-
dc.description.abstractEste estudo, elaborado com base num projeto de intervenção realizado no âmbito do 1.ºCiclo, pretende refletir sobre o desenvolvimento motor infantil e a influência da cooperação entre crianças, tendo como finalidade caracterizar como podem as atitudes cooperativas potenciar o desempenho motor. Num panorama onde cada vez mais se assiste a uma lacuna de interações sociais, extra realidade virtual, surge a possibilidade de se investigar como as relações físicas, pessoais e sociais podem ser vantajosas e promover outras áreas que também têm vindo a ser desvalorizadas, nomeadamente a expressão motora. Neste sentido, este estudo tem por base dados recolhidos a partir de um grupo de 20 alunos, 10 raparigas e 10 rapazes, pertencentes a uma turma do 1.ºCEB de uma instituição do distrito de Aveiro. Para a realização desta investigação foram utilizados diversos instrumentos de recolha, como notas de campo, baterias de testes (baterias de testes KTK e uma adaptação de alguns testes da Bateria Fullerton), registos áudio visuais e inquéritos. Os dados recolhidos apresentam melhores resultados entre as duas avaliações realizadas, assim como a evolução a nível das atitudes refletidas nas notas de campo, permitem identificar benefícios inerentes à promoção de atitudes cooperativas em prol do desenvolvimento de competências motoras das crianças.pt_PT
dc.description.abstractThis study, based on an intervention project carried out under the 1st Cycle, aims to reflect on child motor development and the influence of cooperation between children, aiming to characterize how cooperative attitudes can enhance motor performance. In a scenario where there is increasingly a gap in social interactions, extra virtual reality, the possibility arises to investigate how physical, personal and social relations can be advantageous and to promote other areas that have also been devalued, namely the motor expression. In this sense, this study is based on data collected from a group of 20 students, 10 girls and 10 boys, belonging to a class of the 1st ECB of an institution in the district of Aveiro. For this research several collection instruments were used, such as field notes, test batteries (KTK test batteries and an adaptation of Fullerton's batterie) audio visual recordings and surveys. The data collected show better results between the two evaluations, as well as the evolution in attitudes reflected in the field notes, allow identifying inherent benefits to the promotion of cooperative attitudes in favor of the development of motor skills of childrenpt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCooperaçãopt_PT
dc.subjectDesenvolvimento motorpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectEquilíbriopt_PT
dc.subjectCoordenação motorapt_PT
dc.subjectAtitudes cooperativaspt_PT
dc.titleCooperação e competências motoras: um estudo no 1º CEBpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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