Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/29626
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Miguéis, Marlene da Rocha | pt_PT |
dc.contributor.author | Ferreira, Ana Patrícia da Silva | pt_PT |
dc.date.accessioned | 2020-10-29T10:36:09Z | - |
dc.date.available | 2020-10-29T10:36:09Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/29626 | - |
dc.description.abstract | Neste trabalho definimos como objetivos: estudar o ensino da matemática numa sala de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e estudar o movimento do pensamento teórico numa AOE desenvolvida numa sala do pré-escolar. Para isso, a metodologia escolhida insere-se no tipo qualitativo interpretativo. Foram observadas e analisadas três aulas de matemática da turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e, desenvolvida uma atividade orientadora de ensino com o grupo de pré-escolar. Com este trabalho concluímos que as atividades desenvolvidas na sala do 1º ano do 1º Ciclo não seguem as ações de estudo definidas por Davydov para uma melhor aprendizagem do conceito de número. No pré-escolar, através da AOE conseguimos concluir que o grupo não tem desenvolvido o pensamento teórico, utilizando apenas o pensamento empírico para a resolução das atividades. Torna-se assim importante dinamizar atividades que promovam o pensamento teórico, que permita à criança/aluno pensar fora daquilo a que esta já conhece, colocando perguntas e planificando atividades desafiadoras. | pt_PT |
dc.description.abstract | In this paper we define as objectives: to study the teaching of mathematics in a class of first year of the first cycle of basic education and studying the movement of theoretical thought in a AOE developed in pre-school. To this end, the methodology chosen is included in a qualitative interpretive type. Were observed and analyzed three math classes in the class of first year of the first cycle of basic education and developed a guiding teaching activity with the preschool group. With this work we concluded that the activities developed in the first year of first cycle do not follow the actions of study defined by Davydov for better learning of the concept of number. In pre-school, through the AOE we can conclude that the group isn’t developed the theoretical thought, using only empirical thought for the resolution of the activities. Thus, becomes important to streamline activities that promote the theoretical thought, allowing the child/student think outside of what this already know, putting questions and planning challenging activities. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.subject | Atividade orientadora de ensino | pt_PT |
dc.subject | Ações de estudo | pt_PT |
dc.title | O ensino da matemática no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e no Pré-escolar | pt_PT |
dc.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt_PT |
dc.description.master | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento Ana_Ferreira.pdf | 920.54 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.