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dc.contributor.advisorMiguéis, Marlene da Rochapt_PT
dc.contributor.authorFerreira, Ana Patrícia da Silvapt_PT
dc.date.accessioned2020-10-29T10:36:09Z-
dc.date.available2020-10-29T10:36:09Z-
dc.date.issued2019-03-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29626-
dc.description.abstractNeste trabalho definimos como objetivos: estudar o ensino da matemática numa sala de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e estudar o movimento do pensamento teórico numa AOE desenvolvida numa sala do pré-escolar. Para isso, a metodologia escolhida insere-se no tipo qualitativo interpretativo. Foram observadas e analisadas três aulas de matemática da turma de 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e, desenvolvida uma atividade orientadora de ensino com o grupo de pré-escolar. Com este trabalho concluímos que as atividades desenvolvidas na sala do 1º ano do 1º Ciclo não seguem as ações de estudo definidas por Davydov para uma melhor aprendizagem do conceito de número. No pré-escolar, através da AOE conseguimos concluir que o grupo não tem desenvolvido o pensamento teórico, utilizando apenas o pensamento empírico para a resolução das atividades. Torna-se assim importante dinamizar atividades que promovam o pensamento teórico, que permita à criança/aluno pensar fora daquilo a que esta já conhece, colocando perguntas e planificando atividades desafiadoras.pt_PT
dc.description.abstractIn this paper we define as objectives: to study the teaching of mathematics in a class of first year of the first cycle of basic education and studying the movement of theoretical thought in a AOE developed in pre-school. To this end, the methodology chosen is included in a qualitative interpretive type. Were observed and analyzed three math classes in the class of first year of the first cycle of basic education and developed a guiding teaching activity with the preschool group. With this work we concluded that the activities developed in the first year of first cycle do not follow the actions of study defined by Davydov for better learning of the concept of number. In pre-school, through the AOE we can conclude that the group isn’t developed the theoretical thought, using only empirical thought for the resolution of the activities. Thus, becomes important to streamline activities that promote the theoretical thought, allowing the child/student think outside of what this already know, putting questions and planning challenging activities.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.subjectAtividade orientadora de ensinopt_PT
dc.subjectAções de estudopt_PT
dc.titleO ensino da matemática no 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico e no Pré-escolarpt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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