Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29533
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPinto, Susana Maria Almeidapt_PT
dc.contributor.authorMarcelino, Sandra Cristina Gomes Moreirapt_PT
dc.date.accessioned2020-10-21T14:38:04Z-
dc.date.available2020-10-21T14:38:04Z-
dc.date.issued2019-03-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/29533-
dc.description.abstractO presente relatório de estágio baseia-se num projeto de investigação-ação, de acordo com o paradigma de investigação qualitativo, desenvolvido em aula de inglês do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa turma mista de 3.º e 4.º anos de uma escola pertencente a um agrupamento da região centro. Este projeto, intitulado “O eco do Big Ben propaga-se pela Europa”, teve como objetivo investigativo compreender como podem atividades pedagógico-didáticas em intercompreensão promover a cultura linguística em aula de inglês do 1.º ciclo. Os dados recolhidos (biografias linguísticas, videogravação de aulas e notas de campo) foram analisados à luz das dimensões da cultura linguística: dimensão cognitiva, representacional e praxeológica, procurando compreender que conhecimentos, atitudes e capacidades os/as alunos/as desenvolveram através de atividades pedagógico-didáticas em intercompreensão. A análise dos dados permitiu concluir que ao nível dos conhecimentos, os/as alunos/as foram capazes de reconhecer famílias de línguas, mobilizar conhecimentos para comparar e identificar aspetos culturais e linguísticos dos países aludidos no projeto. Ao nível das representações, os/as alunos/as alteraram algumas ideias preconcebidas sobre as línguas enquanto objetos de ensino-aprendizagem e objetos afetivos. Finalmente, ao nível das práticas, os alunos/as desenvolveram a capacidade de comparação interlinguística, recorrendo à transparência/semelhança ortográfica e fonética entre as línguas germânicas. Consequentemente, desenvolveram uma maior consciência da diversidade linguística na própria sociedade e no mundo, bem como aumentaram os seus repertórios linguísticos. Estes resultados sublinham a importância de integrar as abordagens plurais nos currículos do primeiro ciclo do ensino básico, uma vez que concorrem para o desenvolvimento de conhecimentos, representações e práticas consentâneos com uma maior abertura a outras línguas, culturas e povos.pt_PT
dc.description.abstractThis report is based on an action-research project, relying on qualitative research, carried out in the English class, on a group of children in 3rd and 4th grade of a primary school in the central area of Portugal. This project, entitled “The sound of Big Ben spreads across Europe”, aimed to understand how didactical and pedagogical activities in intercomprehension can promote the linguistic culture in the English class in primary school. The collected data (linguistic biography, video recording, and field notes) were analysed according to the Linguistic Culture dimensions: cognitive, representational, and praxeological, in order to understand what knowledges, attitudes and capacities the students developed through pedagogical and didactic activities in intercomprehension. When analysing the data, we have concluded that, regarding the cognitive dimension, students were able to recognize language families; mobilize knowledge to compare languages and identify cultural and linguistic aspects of the countries mentioned in the project. In relation to the representational dimension, they have altered some preconceived ideas about languages as objects of teaching-learning and affective objects. Finally, concerning the praxeological dimension, students developed the ability to compare texts from different Germanic languages, resorting to orthographical and phonetical similarities/transparencies. Consequently, they have developed a greater awareness of linguistic diversity in the society and in the world, as well as increasing their linguistic repertoires. These results underline the importance of integrating plural approaches in the primary school curriculum, not only because they develop metalinguistic, reading and communicative abilities, but mainly because they inspire positive attitudes and openness to other languages, cultures and people.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCultura linguísticapt_PT
dc.subjectAtividades pedagógico-didáticaspt_PT
dc.subjectIntercompreensãopt_PT
dc.subjectAula de inglês no 1.º CEBpt_PT
dc.titleCultura linguística e atividades em intercompreensão em aula de inglês do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.identifier.tid202231941-
dc.description.masterMestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento Sandra_Marcelino.pdf8.1 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.