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Title: Impacte dos instagrammers na tomada de decisão dos turistas: um estudo sobre os jovens portugueses utilizadores do Instagram
Author: Alves, Sara Patrícia Almeida
Advisor: Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira
Breda, Zélia
Keywords: Turismo
Influenciador digital
Instagrammer
Marketing de influência
Processo de tomada de decisão
Fonte de informação
Defense Date: Dec-2019
Abstract: A recolha de informação durante o planeamento de uma viagem tem vindo a sofrer alterações ao longo dos últimos anos, principalmente após o surgimento da Internet. Os meios sociais e a comunicação passa-palavra eletrónica vieram revolucionar a recolha de informação por parte dos turistas. O surgimento de um novo tipo de ator, chamado de influenciador digital, veio mudar a forma como os destinos e marcas de produtos/serviços turísticos redigem as suas estratégias. Para esta dissertação a rede social escolhida foi o Instagram, e por isso os instagrammers são o tópico principal. Apesar de atualmente ser reconhecida a importância dos instagrammers, nomeadamente no turismo, a literatura sobre este tópico ainda se mantém escassa. Esta dissertação tem como objetivo principal perceber o impacte das publicações dos instagrammers no planeamento de viagens dos jovens turistas portugueses. Após a realização de uma revisão de literatura, foram realizadas dez entrevistas semi-estruturadas com jovens turistas portugueses com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos. A amostra foi construída tendo em conta o sexo, idade e nível de experiência turística. Os resultados demonstram que os jovens turistas têm particular atenção às publicações dos instagrammers, sendo mais influenciados ao nível de sítios a visitar, atividades a realizar e meios de transportes a utilizar. Além disso, conclui-se que as características mais importantes para estes jovens seguirem e confiarem nos instagrammers são a perceção de semelhança, a relação de proximidade, terem um conteúdo original e cuidado, e o facto de serem celebridades não-tradicionais.
The information gathering during the travel planning stage has changed over the past few years, especially after the invention of the Internet. Social media and the electronic word-of-mouth have revolutionized the way tourists collect information. The surge of a new type of actor, called digital influencer, has changed the way destinations and brands of tourism products/services make their strategies. For this dissertation, the chosen social network was Instagram, so instagrammers are the object of study. Although it is currently recognized the importance of instagrammers, particularly in tourism, the literature on this topics is still scarce. The main objective of this dissertation is to understand the impact of the instagrammers’ posts on the travel planning process of young portuguese tourists. After the literature review, ten semi-structured interviews were conducted with young portuguese tourists aged between 18 and 30 years old. The sample was built taking into account age, sex and previous travel experience. The results show that tourists pay particular attention to instagrammers’ posts, being more influenced regarding the places to visit, activities to be done and means of transportation. In addition, it is concluded that the most important characteristics for them to follow and trust instagrammers are the perception of similarity, the close relationship, original content and the fact that they are not traditional celebrities.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29520
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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