Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29283
Title: Educação para o desenvolvimento de competências em sustentabilidade na formação de professores e alunos do ensino fundamental
Author: Oliveira, Jascqueson Alves de
Advisor: Sá, Patricia
Santos, Hélder Manuel da Costa
Keywords: Educação
Competências para a sustentabilidade
Formação de professores
Ensino básico
Concepções e práticas de professores
Defense Date: 14-May-2020
Abstract: A implementação da Década das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (DNUDS) (2005-2014)permitiu refletir sobre a importância de uma Educação de Qualidade (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4) na promoção da Sustentabilidade, levando à definição de quadros de referência sobre Competências para a Sustentabilidade e à identificação de contextos, conteúdos e estratégias essenciais à sua promoção. Nesse contexto, a formação de professores é identificada, nos vários documentos da União Europeia, como fundamental quando se pretende promover o desenvolvimento destas competências na comunidade em geral. O presente estudo teve como principal finalidade contribuir para o desenvolvimento de competências para a sustentabilidade em professores e alunos do ensino fundamental (6º ao 9º anos), bem como em habitantes ribeirinhos de uma comunidade do município de Coari – Amazonas. Para tal, foi desenvolvido (concebido, produzido, implementado e avaliado) um Programa de Formação (PF) em Educação para a Sustentabilidade. O percurso investigativo realizado, de natureza descritiva e qualitativo-interpretativa, foi desenvolvido em dois ciclos de Investigação-Ação (IA). Durante o Ciclo 1 da IA procedeu-se ao levantamento documental para construir o referencial teórico da EDS e das Competências para a Sustentabilidade. Ainda durante o mesmo Ciclo foi desenvolvido e implementado o PF, o que implicou: i) a definição dos pressupostos de base do PF a desenvolver; ii) a organização dos conteúdos, temáticas, estratégias e atividades do PF; iii) a identificação das condições físicas e técnicas das escolas para a implementação do PF; e iv) a conceção e validação dos guiões de entrevista e questionários para caracterização e das conceções de professores e alunos sobre EDS e Sustentabilidade. O Ciclo 2 de IA consistiu na avaliação do PF implementado. Para tal, foram aplicados questionários aos professores e alunos participantes e realizadas entrevistas aos professores e moradores da comunidade ribeirinha de Coari. Foi também realizado a avaliação do projeto “Horta na Escola”, desenvolvido no âmbito do PF. Os resultados obtidos caracterizam as conceção sobre sustentabilidade e competências para a sustentabilidade dos professores e alunos participantes e evidenciam o envolvimento dos professores, alunos e habitantes ribeirinhos participantes na identificação das problemáticas locais relacionadas com as questões de sustentabilidade e a ação orientada para a sua resolução.
The implementation of the United Nations Decade for Sustainable Development (UNDSD) (2005-2014) allowed us to reflect on the importance of a Quality Education (Sustainable Development Goal 4) in promoting Sustainability, leading to the definition of reference frameworks on Competences for Sustainability and the identification of contexts, content and strategies essential to its promotion. In this context, teacher education is identified in the various documents of the European Union as fundamental when it comes to promoting the development of these competences in the wider community. The main purpose of the present study was to contribute to the development of competences for sustainability in elementary school teachers and students (6th to 9th grade), as well as in riverine inhabitants of a community of Coari - Amazonas. To this end, an Education for Sustainability Program (ESP) was developed (conceived, produced, implemented and evaluated). The study, of a descriptive and qualitative-interpretative nature, was developed in two cycles of Action Research (AR). During Cycle 1, a documentary survey was carried out in order to construct a theoretical framework on Education for Sustainability and on Competencies for Sustainability. Also during the same research cycle, the ESP was developed and implemented, which implied: i) the definition of the basic assumptions of the ESP to be developed; ii) the organization of the contents, themes, strategies and activities of the ESP; iii) the identification of the physical and technical conditions of schools for the implementation of the ESP; and iv) the design and validation of interview guides and questionnaires for characterization of the teachers 'and students' conceptions about Education for Sustainability and Competencies forSustainability. Research Cycle 2 consisted on the evaluation of the implemented ESP. To this end, questionnaires were applied to the participating teachers and students and interviews were conducted with teachers and residents of the Coari riverside community. It was also carried out the evaluation of the project “Horta na Escola”, developed under the ESP. The results characterize the conception of sustainability and competencies for sustainability of the participating teachers and students and show the involvement of the participating teachers, students and riverine inhabitants in the identification of local issues related to sustainability and the action oriented towards their resolution.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29283
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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