Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/29066
Title: Validação da versão portuguesa da prova “The Locke Speech Perception – Speech Production Task: 3A0M-4A6M”
Author: Botelho, Ana Rita
Advisor: Oliveira, Catarina Alexandra Monteiro de
Marisa Lobo Lousada
Keywords: Perceção auditiva
Validação
Crianças
Defense Date: 16-Jul-2020
Abstract: Enquadramento: A perceção auditiva define-se como a capacidade para receber e interpretar a informação que chega aos nossos ouvidos, através das ondas de frequência audíveis transmitidas pelo ar ou outro meio. Vários autores defendem a existência de uma relação entre a precisão articulatória e a capacidade percetiva da fala em crianças com um desenvolvimento típico. É sugerido que a avaliação da discriminação auditiva envolva estímulos com contrastes que se revelam problemáticos ao nível da produção. Contudo, não foram encontradas ferramentas de avaliação da perceção auditiva validadas para o PE. Este estudo tem como objetivos desenvolver e validar a versão portuguesa da prova “The Locke Speech Percetion-Speech Production Task” em crianças dos 3 anos aos 4 anos e 6 meses e caraterizar a perceção auditiva nas crianças destas faixas etárias. Métodos: Foi realizado um estudo transversal, descritivo-correlacional. A amostra foi constituída por 60 crianças do ensino pré-escolar, pertencentes à faixa etária dos 3 anos e 0 meses aos 4 anos e 6 meses, selecionadas em dois estabelecimentos de ensino particular do distrito de Lisboa. De forma a recolher os dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Questionário sociodemográfico preenchido pelos cuidadores; Questionário de competências de linguagem e fala preenchido pelas Educadoras; Prova “The Locke Speech Perception-Speech Production Task “. Resultados: A faixa etária dos 3A0M-3A6M foi aquela que revelou mais erros ao nível da perceção do contraste de ponto, vozeamento e nasalidade das consoantes oclusivas, como também no vozeamento e ponto nas consoantes fricativas. Verificaram-se diferenças significativas nos erros entre as faixas etárias, embora a percentagem de erros tenha sido maioritariamente superior nas faixas etárias mais baixas. Conclusão: Constatou-se uma relação entre o desenvolvimento percetivo e a aquisição fonológica. Os dados obtidos neste estudo e a validação desta prova serão ferramentas úteis para a avaliação percetiva em contexto clínico.
Introduction: The auditory perception can be defined as the ability to receive and interpret the information arriving to our ears, through audible frequency waves transmitted through the air or another means. Several authors defend the existence of a relation between the speech articulatory precision and the perceptual ability in children with a typical development. However, there are still no validated auditory perception assessment tools for the PE. This study aimed to develop and validate the Portuguese version of “The Locke Speech Perception-Speech Production Task” in children aged 3 to 4 years and 6 months old and to describe the auditory perception of children in this age groups. Methods: A cross sectional descriptive-corelational study was conducted. The sample included 60 preschool children, aged 3 to 4 years and 6 months old, selected in two private schools of Lisbon district. In order to collect the data, the following tools were applied: Sociodemographic questionnaire completed by the caregivers; Language and Speech Skills Questionnaire filled by the Teachers Educators; and “The Locke Speech Perception-Speech Production Task”. Results: The age group between 3Y0M-3Y6M was the one that revealed more errors in the perception of place contrast, in voicing and nasality of the occlusives consonants, as in the voicing and point in fricative consonants. Significant differences were found in errors between the age groups, always showing a higher percentage of errors in the younger age groups. Conclusion: The results suggest a relation between the perceptual development and the phonological acquisition. The data obtained in this study and the validation of this test will be useful tools for the perceptual assessment in a clinical context.
URI: http://hdl.handle.net/10773/29066
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

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