Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28990
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorAndrade, Ana Isabelpt_PT
dc.contributor.authorTomaz, Carlota Fernandespt_PT
dc.contributor.authorSilva-Lopes, Betinapt_PT
dc.contributor.authorCosta, Nilzapt_PT
dc.contributor.authorFerreira, Carlapt_PT
dc.date.accessioned2020-08-05T09:37:49Z-
dc.date.available2020-08-05T09:37:49Z-
dc.date.issued2020-07-
dc.identifier.isbn978-972-789-645-5pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28990-
dc.description.abstractA avaliação de ações de formação contínua, frequentadas e/ou realizadas por educadores, professores, formadores e outros profissionais de educação, constitui o tema deste estudo desenvolvido na Região Centro de Portugal, mais concretamente em cinco Centros de Formação de Associação de Escolas. Trata-se de um estudo que procurou avaliar as aprendizagens profissionais dos atores educativos que conceberam, desenvolveram e/ou frequentaram ações de formação contínua no período temporal compreendido entre março de 2017 e julho de 2018. O estudo, desenvolvido como um multicaso, incluiu a análise de respostas a inquéritos por questionário e a entrevista, assim como a análise dos programas das ações de formação e dos relatórios dos seus formadores. Os resultados da investigação, centrada sobre os Planos de Formação dos Centros de Formação e sobre as representações dos seus atores, mostram que estes sentem ter-se desenvolvido profissionalmente, mesmo se as aprendizagens realizadas não parecem ter sido suficientes para a alteração das práticas educativas que desenvolvem nos contextos em que atuam. Assim, o estudo evidencia a importância da formação contínua de profissionais de educação, remetendo para a necessidade de se conceberem e realizarem ações mais longas e mais centradas nas escolas, procurando responder às necessidades e expectativas daqueles que as frequentam e que necessitam de renovar as suas práticas.pt_PT
dc.description.abstractLa evaluación de las acciones de formación continua, atendidas y / o realizadas por educadores, profesores, formadores y otros profesionales de la educación, constituye el tema de este estudio desarrollado en la Región Centro de Portugal, concretamente en cinco Centros de Formación de Asociación de Escuelas. Este estudio buscó evaluar el aprendizaje profesional de los actores educativos que concibieron, desarrollaron y/o asistieron a acciones de capacitación continua en el período comprendido entre marzo de 2017 y julio de 2018. El estudio, desarrollado como un estudio de casos múltiples, incluyó el análisis de respuestas a encuestas por cuestionario y por entrevista, así como el análisis de programas de formación e informes de sus formadores. Los resultados de la investigación, centrados en los Planes de Formación de los Centros y en las representaciones de sus actores, muestran que estos sienten que se han desarrollado profesionalmente, incluso si las lecciones aprendidas no parecen haber sido suficientes para cambiar las prácticas educativas desarolladas en los contextos en los que operan. Por lo tanto, el estudio destaca la importancia de la educación continua para los profesionales de la educación, refiriéndose a la necesidad de concebir y llevar a cabo acciones más largas y centradas en las escuelas, buscando responder a las necesidades y expectativas de quién necesita de formación y de renovar sus practicas.pt_PT
dc.description.abstractThe evaluation of in-service training actions, attended and/or carried out by educators, teachers, trainers and other education professionals, constitutes the theme of this study developed in the Central Region of Portugal, more specifically in five Training Centers of Association of Schools. This is a study that aims to evaluate the professional learning of the educational actors who conceived, developed and/or attended in-service training actions between March 2017 and July 2018. The study, developed as a multi-case study, included the analysis of survey responses by questionnaire and interview, as well as analysis of training programs and reports from their educators. The results of the research, centred on the Training Plans of the Training Centers and on the representations of their actors, show that they feel they have developed professionally, even if the lessons learned do not seem to have been sufficient to change the educational practices developed in the real contexts in which they operate. Thus, the study highlights the importance of continuing education for educational actors, referring to the need to conceive and carry out longer and more focused actions in schools, seeking to respond to the needs and expectations of those who attend them and who need to renew their practices.pt_PT
dc.description.abstractL’évaluation des actions de formation continue, fréquentées et/ou organisées par des éducateurs, enseignants, formateurs et/ou d’autres professionnels de l’éducation, constitue le thème de cette étude développée dans la région centre du Portugal, plus spécifiquement dans cinq centres de formation d’associations d’écoles. Il s’agit d’une étude qui a voulu évaluer l’apprentissage professionnel des acteurs éducatifs qui ont conçu, développé et/ou suivi des actions de formation continue entre mars 2017 et juillet 2018. L’étude, développée sous la forme d’un multi-cas, comprend l’analyse des réponses à des questionnaires et à des entretiens, ainsi que l’analyse de programmes de formation et des rapports de leurs formateurs. Les résultats de la recherche, centrée sur les Plans de Formation des Centres de Formation et sur les représentations de leurs acteurs, montrent que ces acteurs ont le sentiment d’avoir évolué professionnellement, même si les enseignements tirés ne semblent pas suffire à changer les pratiques pédagogiques qui se développent dans les contextes dans lesquels ils opèrent. Ainsi, l’étude souligne l’importance de la formation continue pour les professionnels de l’éducation et renvoie à la nécessité de concevoir et de mener des actions plus longues et plus focalisées sur ou dans les écoles, tout en cherchant à répondre aux besoins et aux attentes de ceux qui les fréquentent et qui nécessitent de renouveler leurs pratiques.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherUA Editorapt_PT
dc.relationUIDB/00194/2020pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação contínuapt_PT
dc.subjectAvaliação externapt_PT
dc.subjectAprendizagem profissionalpt_PT
dc.subjectCentros de formaçãopt_PT
dc.subjectAtores educativospt_PT
dc.titleAprendizagens profissionais de atores educativos: um estudo de avaliação de percursos de formação contínuapt_PT
dc.typebookpt_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
degois.publication.locationAveiropt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://cms.ua.pt/editora/pt_PT
dc.identifier.doi10.34624/4ete-pd56pt_PT
Appears in Collections:CIDTFF - Livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cadernos Didaticos_6_digital.pdf2.05 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.