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http://hdl.handle.net/10773/28941
Title: | Relatório de estágio no Grupo Bongás: os desafios do marketing digital e do planeamento de marketing |
Author: | Martins, Lia Maria Ferreira São Bento |
Advisor: | Filipe, Sandra Sarabando |
Keywords: | Comunicação digital Marketing digital Plano de marketing Planeamento de marketing Redes sociais |
Defense Date: | 10-Jul-2020 |
Abstract: | Na Era Digital e com a expansão da Internet, o Marketing e o seu planeamento
tiveram de se adaptar às necessidades do novo contexto. As duas principais
temáticas desenvolvidas na fundamentação teórica são: o Planeamento em
Marketing e o Marketing Digital.
O presente relatório, através da descrição das atividades desenvolvidas,
pretende demonstrar a resposta do Grupo Bongás aos novos desafios de
marketing.
O Grupo Bongás, constituído por sete empresas, é uma referência no setor da
energia a nível nacional. O estágio curricular incidiu sobretudo nas empresas
Bongás Energias, Globalpetróleos e Bxpress, cujos principais negócios são a
comercialização de gás em garrafa, combustíveis a granel e postos de
abastecimento automático.
Com o objetivo de fortalecer a presença das empresas do grupo no digital, as
principais atividades desenvolvidas foram: o desenvolvimento e implementação
de um novo website, a criação de conteúdo, a gestão das redes sociais, o
desenvolvimento de campanhas de email marketing e a criação de campanhas
pagas online.
Além da estratégia para o digital, foram desenvolvidas outras campanhas de
angariação e recuperação de clientes, feiras e o plano de marketing.
Este relatório é o resultado do estágio curricular realizado no Grupo Bongás, é
composto pela caracterização da entidade de acolhimento, apresentação
detalhada das atividades desenvolvidas e por fim uma reflexão crítica face aos
objetivos definidos. In the Digital Era and with the expansion of the Internet, the Marketing and its planning had to adapt their needs of this new context. The two main subjects developed in the theoretical foundation are: Planning in Marketing and Digital Marketing. The present report, which presents the developed activities during the curricular internship, describes the answer of the Grupo Bongás to the new challenges in Marketing. The Grupo Bongás, composed by seven distinct companies, is a national reference in the energy sector. The internship was mainly developed in the following companies: Bongás Energias, Globalpetróleos and Bxpress. The products these companies sell is bottled gas, large quantities of diesel or gasoline and automatic fuel filling stations. The principal developed activities were aimed to increase the presence of group in the digital media. The development and the implementation of a website, creating new content, managing social media, developing email campaigns and other online paid campaigns are some of the developed activities. In addition to the digital strategy there were developed other campaigns to gain or recover clients, fairs and marketing plan. The present report is based on the internship at Grupo Bongás. It contains the characterization of the host entity, the referred activities are presented in detail and finally a critical reflection comparing the final results with the previously defined objectives. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28941 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado ISCA-UA - Dissertações de mestrado |
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