Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28774
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dc.contributor.authorTymoshchuk, Oksanapt_PT
dc.contributor.authorAlmeida, Ana Margaridapt_PT
dc.contributor.authorRamos, Fernandopt_PT
dc.contributor.authorPedro, Luíspt_PT
dc.contributor.authorSilva, Paula Alexandrapt_PT
dc.contributor.authorRenó, Denispt_PT
dc.date.accessioned2020-07-02T15:17:14Z-
dc.date.available2020-07-02T15:17:14Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.issn1646-5954pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28774-
dc.description.abstractAs redes sociais digitais são espaços infocomunicacionais contemporâneos que estão a influenciar o desenvolvimento social e económico dos territórios. No entanto, o papel das redes sociais digitais nos processos de inovação territorial de base comunitária ainda não foi suficientemente explorado, carecendo de aprofundamento dada a escassez de estudos científicos e de publicações sobre este tema. Neste artigo procura-se contribuir para a compreensão do papel das redes sociais digitais na promoção de cenários efetivos de inovação territorial nas áreas do Turismo e da Saúde e Bem-estar. Neste sentido, realizou-se um benchmarking do uso das redes sociais (Facebook, Twitter e Youtube) de iniciativas locais, na tentativa de identificar exemplos de boas práticas de utilização destas redes para a dinamização de projetos de inovação territorial. Embora as redes sociais selecionadas se distingam pelo número de seguidores e tenham diferentes níveis de envolvimento e colaboração entre os utilizadores, pudemos observar, neste levantamento de dados, os principais fatores motivadores para a participação das iniciativas estudadas. Pese embora a especificidade dos casos estudados, considera-se que o estudo apresenta um contributo para construir uma visão mais analítica sobre as práticas de gestão das redes sociais; os resultados alcançados poderão ser utilizados para extrair recomendações para a consolidação efetiva de estratégias que visam a promoção da capacidade de iniciativa das comunidades locais.pt_PT
dc.description.abstractDigital social networks are contemporary info-communicational spaces, which are influencing the social and economic development of the territories. Still, the role of digital social networks in the process of community-led territorial innovation has not yet been sufficiently investigated. The scarcity of scientific studies and publications on this subject warrants further investigation. This article contributes to the understanding of the role of digital social networks in the promotion of effective scenarios of territorial innovation in the areas of Tourism and of Health and Well-being. In this sense, a benchmarking of the use of social networks (Facebook, Twitter, and Youtube) of local initiatives was carried out to identify examples of good practices in the use of social networks to stimulate territorial innovation projects. Despite the different number of followers and distinct levels of engagement and collaboration among users, it was possible, through this data collection, to observe the main drivers for participation in the initiatives studied. Regardless of the specificity of the cases studied, this study contributes to the development of a more analytical view on social networks management practices; the results achieved can be used to draw recommendations for the effective consolidation of strategies aimed at promoting the power of initiative of local communities.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherOberCom (Observatorio da Comunicação)pt_PT
dc.relationCENTRO-01-0145-FEDER-000002pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectMediação digitalpt_PT
dc.subjectInovação territorial de base comunitáriapt_PT
dc.subjectRedes sociais digitaispt_PT
dc.titleMediação digital para a inovação territorial: um estudo de caso múltiplo em redes sociais digitaispt_PT
dc.title.alternativeDigital mediation for territorial innovation: a multiple case study in social mediapt_PT
dc.typearticlept_PT
dc.description.versionpublishedpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
degois.publication.firstPage70pt_PT
degois.publication.issue4pt_PT
degois.publication.lastPage88pt_PT
degois.publication.titleObservatorio (OBS*)pt_PT
degois.publication.volume13pt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://obs.obercom.pt/index.php/obs/article/view/1435pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.15847/obsOBS13420191435pt_PT
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