Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28710
Title: A influência da cultura do surf na imagem dos destinos de surf
Author: Reis, Patrícia Maria Vagos dos
Advisor: Carneiro, Maria João Aibéo
Jorge, João Paulo
Keywords: Turismo de surf
Imagem de destino de surf
Cultura de surf
Envolvimento
Lealdade
Defense Date: May-2020
Abstract: O surf é uma atividade que assume já uma grande relevância a nível internacional. Tem-se também observado um interesse crescente pelo turismo de surf, devido à dimensão da procura e importantes impactes deste tipo de turismo. Apesar de se reconhecer a especificidade da cultura do surf e serem feitas referências na literatura ao interesse existente por esta cultura, não existe uma caraterização aprofundada desta cultura, nem existem estudos empíricos que avaliam a imagem dos destinos de surf. Consequentemente, não é possível compreender se a cultura do surf tem impacte no desenvolvimento da imagem global de um destino de surf, a qual determina grandemente a competitividade destes destinos. Através de uma abordagem mista, a presente tese pretende colmatar algumas limitações identificadas na literatura. Através de um primeiro estudo qualitativo procurou obter-se uma perspetiva detalhada sobre as caraterísticas da cultura do surf. Este estudo revelou, entre outros aspetos, valores, comportamentos, conhecimentos, símbolos e crenças muito caraterísticos da cultura do surf. Um segundo estudo, de carater quantitativo, tinha como principal objetivo analisar a influência da imagem de um destino de surf em termos da cultura de surf, na imagem global desse destino. No âmbito desse estudo, um modelo concetual foi proposto e testado numa amostra de 430 visitantes que visitaram o concelho de Peniche, utilizando a modelação de equações estruturais (PLS-SEM), tendo todas as hipóteses sido suportadas. Em termos gerais, os resultados revelam a existência de uma influência positiva da imagem de Peniche em termos de cultura de surf na imagem global deste destino, bem como a influência desta imagem global nas intenções de comportamento futuro relativamente ao destino. Observou-se também um efeito positivo do envolvimento com o surf na perceção da cultura do surf. O estudo realça, deste modo, a importância de oferecer aos visitantes oportunidades de vivenciarem a cultura de surf em destinos onde esta atividade assume particular relevância e de promover estes destinos com base nesta cultura. Este aspeto é particularmente relevante para atrair os visitantes que possuem maior envolvimento com o surf. O estudo fornece contributos para uma gestão adequada dos destinos de surf, no que se refere, particularmente, ao desenvolvimento da imagem destes destinos, especialmente em termos da cultura do surf.
Surf is currently an activity that already assumes great international relevance. There has also been a growing interest in surf tourism, due to the size of the demand and major impacts of this type of tourism. Despite the recognition of the specificity of the surf culture and the references in literature to the interest in the surf culture, there is no indepth characterization of this culture, neither empirical research that evaluates the image of surf destinations. Consequently, it is not possible to understand if surf culture has an impact on the development of a surf destination overall image, which greatly determines the competitiveness of these destinations. Through a mixed approach, the present study intends to fill some limitations identified in the literature. First, through a qualitative study we sought to obtain a detailed perspective on the surf culture characteristics. This study revealed, among other aspects, values, behaviors, knowledges, symbols and beliefs, very characteristic of surf culture. A second quantitative study aimed to analyze the influence of a surf destination image in terms of surf culture on the overall image of that destination. In the scope of this study, a conceptual model was proposed and tested on a sample of 430 Peniche visitors, using structural equation modeling (PLS-SEM), and the hypotheses were all supported. Overall, results reveal a positive influence of Peniche's image regarding surf culture on the overall image of this destination, as well the influence of this overall image on future behavioral intentions towards the destination. There was also a positive effect of surf involvement on surf culture perception. The study thus highlights the importance of providing visitors opportunities to experience the surf culture, in destinations where surf is particularly relevant and to promote these destinations based on surf culture. This is particularly relevant for attracting visitors who are more involved with surf. The study provides contributions to an appropriate management of surf destinations, regarding, particularly, the development of the image of these destinations, and especially, that concerning the surf culture.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28710
Appears in Collections:DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

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