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http://hdl.handle.net/10773/28710
Title: | A influência da cultura do surf na imagem dos destinos de surf |
Author: | Reis, Patrícia Maria Vagos dos |
Advisor: | Carneiro, Maria João Aibéo Jorge, João Paulo |
Keywords: | Turismo de surf Imagem de destino de surf Cultura de surf Envolvimento Lealdade |
Defense Date: | May-2020 |
Abstract: | O surf é uma atividade que assume já uma grande relevância a nível
internacional. Tem-se também observado um interesse crescente pelo
turismo de surf, devido à dimensão da procura e importantes impactes
deste tipo de turismo. Apesar de se reconhecer a especificidade da
cultura do surf e serem feitas referências na literatura ao interesse
existente por esta cultura, não existe uma caraterização aprofundada
desta cultura, nem existem estudos empíricos que avaliam a imagem
dos destinos de surf. Consequentemente, não é possível compreender
se a cultura do surf tem impacte no desenvolvimento da imagem global
de um destino de surf, a qual determina grandemente a competitividade
destes destinos.
Através de uma abordagem mista, a presente tese pretende colmatar
algumas limitações identificadas na literatura. Através de um primeiro
estudo qualitativo procurou obter-se uma perspetiva detalhada sobre as
caraterísticas da cultura do surf. Este estudo revelou, entre outros
aspetos, valores, comportamentos, conhecimentos, símbolos e crenças
muito caraterísticos da cultura do surf.
Um segundo estudo, de carater quantitativo, tinha como principal
objetivo analisar a influência da imagem de um destino de surf em
termos da cultura de surf, na imagem global desse destino. No âmbito
desse estudo, um modelo concetual foi proposto e testado numa
amostra de 430 visitantes que visitaram o concelho de Peniche,
utilizando a modelação de equações estruturais (PLS-SEM), tendo
todas as hipóteses sido suportadas. Em termos gerais, os resultados
revelam a existência de uma influência positiva da imagem de Peniche
em termos de cultura de surf na imagem global deste destino, bem
como a influência desta imagem global nas intenções de
comportamento futuro relativamente ao destino. Observou-se também
um efeito positivo do envolvimento com o surf na perceção da cultura
do surf. O estudo realça, deste modo, a importância de oferecer aos
visitantes oportunidades de vivenciarem a cultura de surf em destinos
onde esta atividade assume particular relevância e de promover estes
destinos com base nesta cultura. Este aspeto é particularmente
relevante para atrair os visitantes que possuem maior envolvimento
com o surf.
O estudo fornece contributos para uma gestão adequada dos destinos
de surf, no que se refere, particularmente, ao desenvolvimento da
imagem destes destinos, especialmente em termos da cultura do surf. Surf is currently an activity that already assumes great international relevance. There has also been a growing interest in surf tourism, due to the size of the demand and major impacts of this type of tourism. Despite the recognition of the specificity of the surf culture and the references in literature to the interest in the surf culture, there is no indepth characterization of this culture, neither empirical research that evaluates the image of surf destinations. Consequently, it is not possible to understand if surf culture has an impact on the development of a surf destination overall image, which greatly determines the competitiveness of these destinations. Through a mixed approach, the present study intends to fill some limitations identified in the literature. First, through a qualitative study we sought to obtain a detailed perspective on the surf culture characteristics. This study revealed, among other aspects, values, behaviors, knowledges, symbols and beliefs, very characteristic of surf culture. A second quantitative study aimed to analyze the influence of a surf destination image in terms of surf culture on the overall image of that destination. In the scope of this study, a conceptual model was proposed and tested on a sample of 430 Peniche visitors, using structural equation modeling (PLS-SEM), and the hypotheses were all supported. Overall, results reveal a positive influence of Peniche's image regarding surf culture on the overall image of this destination, as well the influence of this overall image on future behavioral intentions towards the destination. There was also a positive effect of surf involvement on surf culture perception. The study thus highlights the importance of providing visitors opportunities to experience the surf culture, in destinations where surf is particularly relevant and to promote these destinations based on surf culture. This is particularly relevant for attracting visitors who are more involved with surf. The study provides contributions to an appropriate management of surf destinations, regarding, particularly, the development of the image of these destinations, and especially, that concerning the surf culture. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28710 |
Appears in Collections: | DEGEIT - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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