Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2865
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCallahan, Kenneth Davidpor
dc.contributor.advisorFerreira, Maria Aline Salgueiro Seabrapor
dc.contributor.authorBiscaia, Maria Sofia Pimentelpor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:29:08Z-
dc.date.available2011-04-19T14:29:08Z-
dc.date.issued2005por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2865-
dc.descriptionDoutoramento em Literaturapor
dc.description.abstractMikhail Bakhtin tornou-se para os recentes estudos linguísticos e literários uma referência fundamental e o seu aclamado Problems of Dostoevsky’s Poetics representa actualmente uma obra obrigatória do dialogismo e da polifonia. Além de Das Groteske: Seine Gestaltung in Malerei und Dichtung de Wolfgang Kayser, deve considerar-se Rabelais and His World como uma das análises mais significativas na área do grotesco. O presente estudo baseia-se fundamentalmente numa fundamentação bakhtiniana do grotesco que é complementada por perspectivas que se tornam particularmente pertinentes nas áreas literárias em questão, o pós-colonialismo e a literatura feminista / feminina. Entre outros contributos de índole ensaística, encontramos os estudos de Mary Russo, Martha Reineke, Julia Kristeva e René Girard. Lendo dialogicamente as marcas dos textos de obras seleccionadas de Githa Hariharan, Salman Rushdie, Robert Coover, Ben Okri e Angela Carter demonstra-se que o grotesco é não só uma filosofia e estética abundante na literatura pós-colonial e feminista mas também um instrumento político e uma força interventiva na mudança de mentalidades.por
dc.description.abstractMikhail Bakhtin is unquestionably a fundamental reference in contemporary linguistic and literary studies where his Problems of Dostoevsky’s Poetics has become a landmark in the specific fields of dialogism and polyphony. Critics regard Rabelais and His World as a ground-breaking study of the grotesque, only equated with Wolfgang Kayser’s Das Groteske: Seine Gestaltung in Malerei und Dichtung. My analysis is based mainly on a Bakhtinian view of the grotesque which is complemented by perspectives more directly related with the fields in question, postcolonialism and women’s literature. Among these are counted Mary Russo, Martha Reineke, Julia Kristeva and René Girard’s studies. The dialogical readings of the selected texts by Githa Hariharan, Salman Rushdie, Robert Coover, Ben Okri and Angela Carter reveal that the grotesque is not only a philosophy and aesthetic abounding in postcolonial and women’s literature but also that it is a political tool and a powerful intervention force in the ongoing process of changing mentalities.en
dc.language.isoengpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000187056por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.titleLeituras dialógicas do grotesco : textos contemporâneos do excessopor
dc.typedoctoralThesispor
thesis.degree.levelDoutoramentopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
dc.identifier.tid101131658-
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DLC - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File SizeFormat 
2007000107.pdf13.04 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.