Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28606
Title: A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano
Author: Marques, Marta Cristiana Ferreira da Silva
Advisor: Ançã, Maria Helena
Keywords: Língua
Consciência
Consciência (meta)linguística
Erro
Escrita
Defense Date: 20-Sep-2019
Abstract: O presente trabalho, intitulado A consciência (meta)linguística a partir da análise do erro: um estudo numa turma do 9º ano, pretende descrever o nível de consciência linguística de uma turma do nono ano de escolaridade, do 3º ciclo do ensino básico, numa escola do distrito de Aveiro, no ano letivo 2018/2019. Para tal, foi elaborado um projeto com características do estudo de caso, no qual participaram dezassete estudantes. Neste projeto, constituído por quatro fases, pretendeu-se fazer uma análise qualitativa e descritiva dos erros cometidos pelos alunos nas atividades de escrita que o estudo propunha. A primeira fase consistiu no preenchimento de questionários em jeito de biografia linguística; a segunda caracterizou-se pela elaboração de um trabalho de expressão escrita; a terceira fase pautou pela discussão de alguns erros encontrados nos trabalhos dos alunos e sua correção, para, na fase seguinte, haver um processo de reescrita dos textos anteriores. Apesar de termos conseguido um progresso dos segundos textos relativamente aos primeiros, concluímos que os alunos necessitariam de refletir mais sobre os erros que cometeram, numa perspetiva meta, o que lhes resulta ainda difícil, pela raridade deste tipo de exercícios em sala de aula. Acreditamos, contudo, no potencial da escrita enquanto instrumento de mobilização de conhecimentos da língua e no erro como um caminho inevitável para o sucesso e consciencialização para os usos corretos da língua materna.
The present study, entitled The (meta)linguistic awareness from an error analysis: a study in a 9th grade class, intends to verify and describe the linguistic awareness level of a 9th grade class, from the 3rd cycle of Basic Education, on a school from the Aveiro’s district in the school year of 2018/ 2019. In order to do that, we set up a project with study case features, in which participated seventeen students. In this project, composed by four stages, we intended to do a qualitative and descriptive analysis of the errors made by students in writing activities that the study proposed. The first stage consisted in filling in a questionnaire, like a linguistic biography; the second was characterized by writing texts; in the third stage, there was a discussion about the errors found in the student’s texts which were then corrected so that, in the last stage, they could be rewritten. Although we were able to achieve progress from the second texts to the first ones, we concluded that the students would need to reflect more about the errors they made, in a meta perspective, which is still hard for them, considering the rarity of these writing activities in class. However, we believe in the potential of writing as an instrument to mobilize language knowledge and in error as an inevitable path towards success and awareness regarding the correct use of the native language.
El presente estudio, titulado La conciencia (meta)lingüística a partir del análisis del error: un estudio en una clase del noveno curso, tiene como objetivos verificar y describir el nivel de conciencia lingüística de una clase del 9º curso de la educación secundária obligatoria, en un colegio del distrito de Aveiro,en el año lectivo 2018/2019. Para eso, fue elaborado un proyecto, con características del estudio de caso, en el cual participaron diecisiete estudiantes. En este proyecto, compuesto por cuatro fases, se pretendió hacer un análisis cualitativo y descriptivo de los errores cometidos por los alumnos en las actividades de escritura que el estudio proponía. La primera fase consistió en rellenar un cuestionario, en forma de biografía lingüística; la segunda se caracterizó por la elaboración de un trabajo de producción escrita; en la tercera fase se debatieron los errores encontrados en los textos de los alumnos y se corrigieron, para que, en la fase siguiente, se reescribiesen los textos anteriores. A pesar de haber conseguido una evolución de los segundos trabajos en relación a los primeros, concluímos que los alumnos necesitarían reflexionar más sobre sus errores, desde una perspectiva meta, que todavía les resulta difícil, a causa de no ser usual este tipo de ejercicios en las clases. Sin embargo, creemos en el potencial de la escritura, como una herramienta de movilización de conocimientos de la lengua, y en el error como un camino inevitable para el éxito y concienciación para los usos correctos de la lengua materna.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28606
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf44.29 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.