Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28542
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlbino, Cláudiapt_PT
dc.contributor.authorPillault, Gaëllept_PT
dc.date.accessioned2020-05-20T17:59:22Z-
dc.date.available2020-05-20T17:59:22Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/28542-
dc.description.abstractCette dissertation présente la manière dont le design contribue au processus de création d’une exposition, depuis sa conception jusqu’à sa réalisation. Le projet, développé dans le cadre de l’exposition rádio con:vida, organisée par le Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança, à Universidade de Aveiro, s’articule dans un processus au mécanisme complexe et interdisciplinaire, où le design contribue à l’organisation et à l’interprétation des contenus. L’expérience témoigne de la capacité du design à communiquer l’information dans l’espace d’exposition et de son influence sur l’expérience de visite. Une analyse des pratiques scientifiques utilisées en muséographie, la création de dispositifs d’exposition et une identité graphique propre à l’exposition, ont contribué au développement d’un espace narratif visuel et sensoriel visant à transmettre la connaissance dans un contexte de représentations des savoirs.pt_PT
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta o modo como o design pode contribuir para o processo de criação de uma exposição, desde a sua conceção até à sua realização. Este projeto, desenvolvido no âmbito da exposição rádio con:vida, organizada pelo Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança na Universidade de Aveiro, articula-se através de um processo complexo e interdisciplinar no qual o design contribui para a organização e para a interpretação dos conteúdos. A experiência revela a capacidade que o design tem de comunicar a informação num espaço expositivo e, ainda, de acrescentar valor à experiência do visitante. Uma análise das práticas científicas utilizadas na museografia, a construção de dispositivos expositivos e, ainda, uma forte identidade gráfica, contribuíram para o desenvolvimento de um espaço narrativo e visual singular no âmbito da representação do conhecimento.pt_PT
dc.description.abstractThis dissertation presents how design contributes to the process of creating an exhibition, from its conception to its realization. The project was developed as part of the exhibition rádio con:vida, organized by Instituto de Etnomusicologia - Centro de Estudos em Música e Dança, at the Universidade de Aveiro. Rádio con:vida is built around a complex and interdisciplinary mechanism in which the design contributes to the organization and interpretation of the contents. The experience illustrates the ability of design to communicate information through the exhibition space and to influence the visitor experience. An analysis of the scientific practices used by museography, the creation of different exhibition devices and a strong graphic identity had contributed to the development of a visual and narrative space in the domain of the knowledge and representation.pt_PT
dc.language.isofrapt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesginpt_PT
dc.subjectMuséographiept_PT
dc.subjectExpositionpt_PT
dc.subjectRádio con:vidapt_PT
dc.titleRádio con:vida: contributos do design da concepção a realização da exposiçãopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Designpt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Gaëlle Pillault.pdf23.46 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.