Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28528
Title: Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII
Author: Duarte, Liliana Sophia Correia
Advisor: Shao Xiao Ling
Mota, António José Marques de Sá
Keywords: Órgão
Técnica de pedaleira
Iniciação ao estudo da pedaleira
Técnicas do século XVI – XVIII
Pedagogia do órgão
Motivação
Caderno de exercícios
Defense Date: 31-Oct-2019
Abstract: O presente documento de investigação foi concretizado no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em Ensino de Música e integra três partes distintas. A primeira parte concebe uma contextualização teórica abordando os aspetos da origem e evolução do órgão e da pedaleira bem como as suas técnicas que emergiram até ao século XVIII, consideradas essenciais à introdução do estudo da técnica de pedaleira, culminando na justificação do projeto educativo – a construção de um caderno de exercícios. A segunda parte descreve o processo de construção e implementação do caderno elaborado supracitado, aplicado em contexto de estágio com um aluno do 1º grau do Conservatório de Música da Jobra, uma vez que o objetivo central pretende a sua abordagem em graus de ensino elementares. Mais ainda, o projeto visa averiguar a utilidade e funcionalidade perante a pedagogia e o ensino do órgão tal como suscitar a motivação do aluno para a prática e aprendizagem integral do instrumento. A terceira e última parte é dedicada ao Relatório de Prática de Ensino Supervisionada realizado no Conservatório de Música da Jobra no ano letivo de 2018/2019 onde expõe uma descrição geral do panorama escolar e do curso de órgão.
The present research document was carried out within the scope of the Practice of Supervised Teaching course from the master’s degree in Music teaching and integrates three distinct parts. The first part conceives a theorical contextualization that broaches aspects of the origin and evolution of the organ and it’s pedal board, as well as the techniques that emerged up until the 18th century, considered essential to the introduction of the study of pedal board technique, culminating in the justification of the educational project – the creation of a book of exercises. The second part describes the process of construction and implementation of the elaborated book mentioned above, applied in the context of placement with a student from 1 grade at the Jobra Music Conservatory, since the central objective is the approach to grades in elementary schooling. Moreover, the project aims to ascertain the utility and functionality of the pedagogy and teaching of the organ, along with raising the student’s motivation for the practice and integral learning of the instrument. The third and last part is dedicated to Supervised Teaching Practice Report undertaken at the Jobra Music Conservatory during the 2018/19 school year which provides a general description of the educational panorama and organ course.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28528
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf11.66 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.