Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/28528
Title: | Introdução ao estudo da pedaleira: proposta de caderno de exercícios para a compreensão de aspetos técnicos até ao século XVIII |
Author: | Duarte, Liliana Sophia Correia |
Advisor: | Shao Xiao Ling Mota, António José Marques de Sá |
Keywords: | Órgão Técnica de pedaleira Iniciação ao estudo da pedaleira Técnicas do século XVI – XVIII Pedagogia do órgão Motivação Caderno de exercícios |
Defense Date: | 31-Oct-2019 |
Abstract: | O presente documento de investigação foi concretizado no âmbito da Unidade
Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do curso de Mestrado em
Ensino de Música e integra três partes distintas. A primeira parte concebe uma
contextualização teórica abordando os aspetos da origem e evolução do
órgão e da pedaleira bem como as suas técnicas que emergiram até ao século
XVIII, consideradas essenciais à introdução do estudo da técnica de
pedaleira, culminando na justificação do projeto educativo – a construção de
um caderno de exercícios. A segunda parte descreve o processo de
construção e implementação do caderno elaborado supracitado, aplicado em
contexto de estágio com um aluno do 1º grau do Conservatório de Música da
Jobra, uma vez que o objetivo central pretende a sua abordagem em graus
de ensino elementares. Mais ainda, o projeto visa averiguar a utilidade e
funcionalidade perante a pedagogia e o ensino do órgão tal como suscitar a
motivação do aluno para a prática e aprendizagem integral do instrumento. A
terceira e última parte é dedicada ao Relatório de Prática de Ensino
Supervisionada realizado no Conservatório de Música da Jobra no ano letivo
de 2018/2019 onde expõe uma descrição geral do panorama escolar e do
curso de órgão. The present research document was carried out within the scope of the Practice of Supervised Teaching course from the master’s degree in Music teaching and integrates three distinct parts. The first part conceives a theorical contextualization that broaches aspects of the origin and evolution of the organ and it’s pedal board, as well as the techniques that emerged up until the 18th century, considered essential to the introduction of the study of pedal board technique, culminating in the justification of the educational project – the creation of a book of exercises. The second part describes the process of construction and implementation of the elaborated book mentioned above, applied in the context of placement with a student from 1 grade at the Jobra Music Conservatory, since the central objective is the approach to grades in elementary schooling. Moreover, the project aims to ascertain the utility and functionality of the pedagogy and teaching of the organ, along with raising the student’s motivation for the practice and integral learning of the instrument. The third and last part is dedicated to Supervised Teaching Practice Report undertaken at the Jobra Music Conservatory during the 2018/19 school year which provides a general description of the educational panorama and organ course. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28528 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
documento.pdf | 11.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.