Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28496
Title: Vila de Sozo: criação de reportório original para a disciplina de formação musical
Author: Santos, Diogo Filipe Veloso dos
Advisor: Negreiros, Vasco
Keywords: A Vila de Sozo
Educação musical
Composição
Sustentabilidade
Formação musical
Defense Date: 2019
Abstract: A presente dissertação integra duas componentes da prática educativa: a reflexão crítica da Prática de Ensino Supervisionada, realizada no ano letivo 2017/2018, no Orfeão de Leiria Conservatório de Artes, e a apresentação do Projeto de Investigação Vila de Sozo. A Vila de Sozo é uma obra escrita para pequena orquestra, coro misto, coro infantil e soprano solista. Contém material didático a ser utilizado na disciplina de Formação Musical. O projeto de investigação dividiu-se em duas fases: a de compreensão da contextualização social em que se insere e as estratégias de implementação, envolvendo: a escolha das técnicas de composição da obra, que fornece base pedagógica para a estruturação da proposta de implementação; a proposta de implementação propriamente dita, assim como a descrição da implementação e dos dados obtidos e sua conclusão. Os objetivos do projeto são: contribuir com uma obra concebida para a formação musical e para a tomada de consciência para os problemas da sustentabilidade ambiental. O estudo foi realizado no âmbito da disciplina de Formação Musical do ensino Articulado do Orfeão de Leiria, no qual participaram 13 alunos de uma turma de 4º grau. Os resultados revelaram que a performance de conteúdo musical da formação musical pode ser importante para a aprendizagem dos alunos.
This dissertation contains two components of educational practice: the critical reflection of the Supervised Teaching Practice, held in the school year 2018/2019 at the Orfeão de Leiria Conservatory of Arts, and the presentation of the A Vila de Sozo Research Project. A Vila de Sozo is a composition written for small orchestra, mixed choir, children's choir and solo soprano. It contains didactic material to be used in the discipline of Formação Musical. The research project was divided into two phases: the comprehension of the social context in which it is inserted and the implementation strategies, containing: the choice of the composition techniques for the work, which provides a pedagogical basis for the structuring of the implementation’s proposal; the implementation proposal itself, as well as the description of the implementation, the data obtained and its conclusion. The objectives of the project ar: to contribute with a work conceived for the Formação Musical classes and for the awareness on environmental and sustainability issues. The study took place in Orfeão de Leiria’s music school with 13 students from a 4th grade class. The results showed us that the performance of the learned content can be important for the student’s learning process.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28496
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf2.78 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.