Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28494
Title: Os métodos Suzuki Violin School e Mini Violin na aprendizagem musical: contributos teóricos para uma análise comparada
Author: Valente, Mara Sofia dos Santos
Advisor: Caspurro, Helena
Valdés, Roberto
Keywords: Método Suzuki
Método mini violin
Ensino de violino
Aprendizagem musical
Compreensão musical
Defense Date: 2019
Abstract: Este estudo pretende contribuir para o desenvolvimento da reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem de violino, tendo em vista o aperfeiçoamento das suas práticas no âmbito dos primeiros contactos das crianças com este instrumento. Apesar da literatura dar a entender que grande parte da tradição do ensino do violino assenta quase exclusivamente na aplicação do método Suzuki, entre professores e educadores deste instrumento, inclusive em Portugal, continua a não ser claro e objetivo se existe ou não uma metodologia ideal de aprendizagem e, se sim, em que consiste, porquê e quais as razões que a fundamentam. Estas perguntas estendem-se ao próprio „método‟ Suzuki, já que os materiais pedagógicos existentes não sofreram praticamente alterações desde a sua 1ª edição, por Shinichi Suzuki em 1978. Além deste, é também objetivo deste estudo fazer uma análise aprofundada do método Mini Violin, da autoria de Lenneke Willems, aplicado e desenvolvido nos Países Baixos. Pretende-se, assim, investigar os princípios que constituem estas duas obras, à luz de alguns construtos teóricos atualmente relevantes na literatura de natureza educativa, sobretudo os que se relacionam com o processo de aprender música das crianças em fases iniciais, de forma a enquadrar a sua reflexão e leitura com matéria substantiva sob o ponto de vista pedagógico. O estudo, tendo sido baseado em pesquisa bibliográfica, incluiu recolha de dados de carácter vivencial, concretamente: entrevistas à própria autora Lenneke Willems bem como a organização de workshops dirigidos pela mesma e apresentados em duas regiões do país (Porto e Lisboa); e observação direta de práticas de ensino de violino sustentadas no „método‟ Suzuki, nomeadamente por professores de uma das instituições pedagogicamente reconhecida no meio nacional. Os resultados, sendo de natureza qualitativa e teórica, estando delimitados pelas problemáticas de estudo analisadas, apontam para a necessidade de uma reflexão profunda e um trabalho colaborativo entre os profissionais da área, relativamente ao porquê e ao como da implementação de determinadas práticas letivas, privilegiando o processo de aprender em detrimento do processo de ensinar, bem como para a necessidade da criação de metodologias de ensino que incluam repertório não tonal, abrangendo práticas como a transposição, improvisação e composição. Este trabalho é ainda composto por uma segunda parte, onde é apresentado o Relatório de Estágio, realizado no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada, ao longo do ano letivo 2018/2019, no Conservatório de Música do Porto.
This study is intended to contribute for the development of the reflection on the teaching and learning process in violin, keeping in mind the improvement of the practice in the scope of the initial contact of the children with this instrument. In spite of the literature suggesting a great part of violin teaching tradition resting almost exclusively in the application of Suzuki method, among teachers and educators of this instrument, including Portugal, it is still not clear and objective if an ideal learning methodology exists or not, and if it does, in what it consists and what are the main concepts that support it. These questions are extended to the Suzuki method itself, since the existing pedagogic materials practically did not suffer any changes since its first edition by Shinichi Suzuki, in 1978. It is also a purpose of the current study to conduct a thorough analysis of the Mini Violin method, developed and applied by Lenneke Willems, in the Netherlands. It is therefore intended to investigate the principles that constitute these two methods, in the light of some currently relevant theoretical constructs in educational literature, especially the ones related to the initial stages of the children music learning process, in order to frame the reflection of this investigation with substantial materials under a pedagogic point of view. Although based on bibliographic research, this study also included data collection of an experimental character, specifically interviews with the author Lenneke Willems, as well as the organization of workshops directed by her, and presented in two regions of the country (Porto and Lisbon); and direct observation of violin teaching practice sustained in the Suzuki method, namely conducted by teachers of one of the pedagogically recognized institutions in the country. The results, of a qualitative and theoretical nature, and delimited by the analysed study problems, point to the need for a deep reflection and cooperative work between the professionals in the field, relative as to why and what to implement as a teaching practice, favouring the process of learning to the detriment of the process of teaching, as well as to the need to create teaching methodologies that include non-tonal repertoire, encompassing practices such as transposition, improvisation and composition. This work is complemented by a second part, where the Internship Report is presented, developed in the scope of the course of Supervised Teaching Practice, throughout the year of 2018-2019, at the Conservatory of Music of Porto.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28494
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf3.85 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.