Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28475
Title: A educação para a saúde: o familiar cuidador da pessoa com esquizofrenia e a importância da atividade física
Author: Lomeo, Roselane da Conceição
Advisor: Costa, Nilza
Abreu, Wilson Jorge Correia Pinto de
Keywords: Familiar cuidador
Stress percebido
Autocuidado
Sobrecarga familiar
Esquizofrenia
Defense Date: 18-Nov-2019
Abstract: O papel da família no que respeita aos cuidados continuados das pessoas com esquizofrenia, a partir dos anos 70 do século XX, no contexto brasileiro, passou a ter um novo enfoque devido à desinstitucionalização dos doentes mentais. O familiar, que passou a exercer a função de cuidador informal, assumiu uma responsabilidade de acompanhamento, que pode ser exercida com mais ou menos esforços, consoante a sua rede de apoio social e de saúde. Uma das questões a considerar é que o cuidador informal, em parte, não detém informação necessária para assumir a tarefa de cuidar, por falta de conhecimentos técnicos, e alterações na sua vida profissional, pessoal e social, quando assume a tarefa dos cuidados da pessoa com doença mental. Tendo em conta esta problemática, procedeu-se a uma investigação no Brasil, que abrangeu de julho a dezembro de 2015, e em que foram abordados 31 familiares cuidadores de pessoas com esquizofrenia, atendidos em Centros de Convivência e Cultura, do município de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Elaborou-se um programa de intervenção psicoeducativa orientado por exercícios de alongamento e relaxamento, o qual foi aplicado aos familicares cuidadores, em 24 sessões de 60 minutos cada, durante o período de seis meses. A intervenção pretendeu promover o autocuidado com vistas a diminuir a sobrecarga e stress nos familiares cuidadores. A metodologia da investigação incluiu o método misto. Recorreu a um questionário sociodemográfico, à Escala de Sobrecarga Familiar (FBIS-BR) validada transculturalmente para o Brasil por Bandeira, Calzavara, & Castro (2008), para verificar o nível de sobrecarga dos familiares cuidadores, e à Escala de percepção de Stress (EPS-10), validada para o Brasil por Reis, Hino, & Rodrigues-Añez (2010). Verificou-se a presença de stress e sobrecarga nos familiares cuidadores, embora em nível não elevado. A intervenção psicoeducativa proporcionou aos familiares contributos relacionados com o seu bem-estar físico e mental, além da autovalorização, autocontrolo do impulso, e percepção da importância do autocuidado. Conclui-se que intervenções de caráter psicoeducativo, apoiadas em atividade física sustentada em exercícios de alongamento e relaxamento aplicados em familiares cuidadores, podem contribuir para uma melhor condição de saúde destes.
The role of the family in regard to continued care of people with schizophrenia, starting in the 1970s in the Brazilian context, began to take a new approach due to the deinstitutionalization of the mentally ill. The family member, who started to work as an informal caregiver, assumed a responsibility of followingup, which can be exercised with more or less effort, according to their network of social and health support. One of the issues to be considered is that the informal caregiver, in part, does not hold information necessary to take on the task of caring, due to lack of technical knowledge and to changes in their professional, personal and social life when they assume the task of caring for the person with mental illness. Taking into account this problem, an investigation was carried out in Brazil, which covered from July to December 2015, in which 31 family caregivers of people with schizophrenia, attended at the Coexistence and Culture Centers of the city of Belo Horizonte, state of Minas Gerais. A program of psychoeducational intervention, guided by stretching and relaxation exercises, was developed and applied to the family caregivers in 24 sessions of 60 minutes each, during a six-month period. The intervention aimed to promote self-care and relief of stress and burden on family caregivers. The methodology adopted for the research was a mixed method. To collect data we used a sociodemographic questionnaire, the Family Overload Scale (FBIS-BR), transculturally validated for Brazil by Bandeira, Calzavara, & Castro (2008), to verify the level of burden of family caregivers, and also used the Stress Perception Scale (EPS-10), validated for Brazil by Reis, Hino, & Rodrigues-Añez (2010). The presence of stress and burden on family caregivers was verified, although at a not high level. Psychoeducational intervention provided family members with contributions related to their physical and mental well-being, as well as provided them with self-evaluation, self-control of the impulse, and perception of self-care importance. It is concluded that educational interventions, supported by physical activity, and the combination of stretching and relaxation exercises applied to family caregivers, can contribute to their better health condition.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28475
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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