Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/28309
Title: | A utilização de metáforas e analogias no discurso verbal dos docentes de canto em escolas oficiais de música em Portugal |
Author: | Azevedo, João Pedro Dinis |
Advisor: | Alcobia, Isabel |
Keywords: | Metáfora Analogia Música Ensino Canto Linguagem figurativa Linguagem docente |
Defense Date: | 30-Jan-2019 |
Abstract: | A utilização de ferramentas como a metáfora e a analogia são referidas na literatura como os recursos didáticos mais utilizados na linguagem empírica. Embora um crescente número de estudos e investigações se centrem na utilização da linguagem figurativa em contexto de ensino, poucos se prestam a avaliar as práticas e abordagens dos docentes de canto nesse âmbito. Em Portugal, o presente estudo mostra-se quase singular, sendo um dos únicos a pretender caraterizar a realidade nacional no que concerne à utilização destas ferramentas no discurso verbal de professores de canto e/ou técnica vocal, visando ao mesmo tempo contribuir para a reflexão teórico-prática sobre estratégias de ensino The use of tools such as metaphor and analogy are referred in the literature as the most commonly used didactic resources in empirical language. Although a growing number of studies and investigations focus on the use of figurative language in teaching contexts, few lend themselves to evaluating singing teacher’s practices and approaches in this area. In Portugal, the present study is almost unique, being one of the only ones intended to characterize the national reality regarding the use of these tools in the verbal discourse of singing teachers, while at the same time contributing to the theoretical-practical reflection of teaching strategies |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/28309 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Documento.pdf | 10.97 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.