Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28161
Title: Desenvolvimento e implementação em contexto realista do sistema CLASSQUIZ
Author: Moreira, João Carlos da Silva
Advisor: Santos, Vítor Manuel Ferreira dos
Keywords: Inquéritos electrónicos
Aplicação web
Django
Base de dados
ESP8266
Autenticação
RFID
Defense Date: 31-Jul-2019
Abstract: Este trabalho foca o desenvolvimento de uma nova solução de sondagem e avaliação em contexto de sala de aula, especialmente em ambientes com muitos alunos, designada CLASSQUIZ. Neste documento, para além da justificação das opções tomadas durante o seu desenvolvimento, é feita uma reflexão sobre os resultados recolhidos dos participantes das sessões de teste realizadas, em ambiente realista. O sistema CLASSQUIZ permite aos professores e formadores realizarem inquéritos, questionários e sondagens, sob a forma de questões de escolha múltipla, que podem ser usados para a avaliação dos alunos, ou meramente para efeitos estatísticos, podendo ser anónimos ou não. Assim, o sistema CLASSQUIZ permite aumentar a interactividade dos alunos numa sala de aula, promovendo a sua participação e estimulando a atenção dada à matéria leccionada. O sistema desenvolvido consiste num servidor e numa série de terminais individuais, a partir dos quais os alunos respondem a questões de escolha múltipla postas globalmente. A autenticação dos alunos é assegurada através dos seus cartões de estudante, que deve permanecer no terminal durante a realização do inquérito. De forma a garantir que apenas os alunos presentes na sala de aula podem participar nos inquéritos realizados, o sistema encontra-se ligado a uma rede local, cujo acesso se encontra restrito a terminais devidamente registados no sistema, prevenindo assim qualquer forma de acesso do exterior. Em vez de precisarem de instalar software adicional nos seus computadores pessoais, os professores podem aceder à interface gráfica do sistema a partir de qualquer dispositivo com um navegador de Internet. Para além disso, cada questão encontra-se associada a um URL, que pode ser inserido numa qualquer apresentação existente, garantindo a fluidez da lição. O sistema possibilita ainda a apresentação dos resultados dos inquéritos realizados, permitindo aos participantes receberem um feedback imediato da sua participação.
This dissertation focuses on the development of a solution for polling and evaluating students in a classroom environment, named CLASSQUIZ. In this document, in addition to the justification of the options taken during its development, a reflection is made on the results collected from the participants of the test sessions performed in a realistic environment. The CLASSQUIZ system allows teachers and trainers to carry out surveys and quizzes, in the form of multiple choice questions, which can be used for student evaluation, or merely for statistical purposes, whether anonymous or not. Thus, the CLASSQUIZ system allows the increase of students’ interactivity in a class classroom, promoting their participation and stimulating the attention given to the subject being taught. The developed system consists of a server and a set of individual terminals, through which students are able to answer multiple choice questions posed globally. Authentication of the students is ensured through their ID cards, which must remain inserted in the individual terminal druing the quiz or survey. In order to ensure that only the students present in the classroom can participate in the surveys, the system is connected through a dedicate local network, whose access is restricted to terminals properly registered in the system, thus preventing any form of access from the outside. Instead of being required to install additional software on their personal computers, teachers can access the CLASSQUIZ User Interface from any device with a web browser. In addition, each question is associated with a URL, which can be inserted into any existing presentation, allowing teachers to keep the flow of the lesson. The system also allows the presentation of the results of the surveys, allowing the participants to receive immediate feedback on their performance.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28161
Appears in Collections:DEM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf13.77 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.