Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28049
Title: Redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco
Author: Correia, Rita Solá e Silva Pita
Advisor: Providência, Francisco
Keywords: Marca
Identidade visual
Hotelaria histórica
Design e experiência
Luxo
Heráldica portuguesa
Bussaco
Palácio
Defense Date: 7-Jun-2019
Abstract: Dissertação, de base projetual em Design, dirigida ao redesign da identidade visual hoteleira do Palace Hotel do Bussaco, com vista à sua adequação ao mercado de turismo de experiência, conducente com as suas qualidades físicas, simbólicas e ambientais. Considerado um símbolo da hotelaria portuguesa de luxo do século XIX, o hotel apresenta características especiais, quer do ponto de vista histórico, quer no que respeita à singularidade da sua arquitetura. Visto como um dos mais conceituados hotéis historicistas, o Bussaco está instalado num edifício monumento nacional, em estilo romântico neomanuelino, tendo sido erigido pela coroa portuguesa no final do séc. XIX. A visível falta de manutenção do edifício tem contribuído para uma exploração comercial a baixo do seu estatuto e potencial. Com o intuito de recuperar o mercado pela comunicação da marca, o presente projeto propõe o redesign da sua identidade visual, pretendendo, assim, contribuir para o seu valor de marca e, consequentemente, para o reposicionamento da sua oferta turística. O exercício de identidade incidiu sobre a sinalética, produtos de higiene, ementa do restaurante, rótulo de vinho e website, num exercício global que se pretende coerentemente holístico na comunicação do hotel, assim corrigindo as incongruências encontradas na prática da sua comunicação. A fim de atingir o objetivo proposto, foram aplicadas metodologias de carácter qualitativo e exploratórias, que implicaram a revisão bibliográfica centrada nos temas da marca, identidade, heráldica portuguesa, hotelaria histórica e turismo de luxo. Uma investigação sobre o estado da arte da hotelaria nacional e internacional de luxo, instalada em edifícios históricos, conduziu à análise por observação de casos de estudo adotados pela sua similitude. A prospeção de conhecimento sobre o Palace Hotel justificou o recurso a entrevistas abertas a alguns dos seus colaboradores, com vista a perceber o grau da sua motivação, conhecimento e contributo mitológico para a experiência.
This dissertation, in the field of Design, aims at redesigning the visual identity of the Bussaco Palace Hotel, with a view to making it suitable to the experience tourism market, conducive to its physical, symbolic and environmental qualities. Considered a symbol of 19th century luxury Portuguese hospitality, the hotel has special characteristics, both from a historical point of view and in terms of the uniqueness of its architecture. Known as one of the most prestigious historicist hotels, the Bussaco is housed in a national monument building, in a romantic neomanueline style, and was erected by the Portuguese crown in the end of the 19th century. The building’s visible lack of maintenance has contributed to its commercial exploitation below its status and potential. In order to re-establish a place in the market through brand communication, this project proposes the redesign of the hotel’s visual identity, thus contributing to its brand value and, consequently, to the repositioning of its tourism offers. The identity exercise focuses on signage, hygiene products, the restaurant menu, wine label and website, in a global exercise intended to be consistently holistic in the communication of the hotel, thus correcting the inconsistencies found in its communication practices. In order to achieve the proposed objective, qualitative and exploratory methodologies were deployed, which included a bibliographic review centred around brand, identity, Portuguese heraldry, historical hospitality and luxury tourism. An investigation on the state of the art of international and national luxury hospitality, housed in historic buildings, led to analysis by observation of case studies which were chosen due to their similarity. The knowledge prospection about the Palace Hotel justified the use of open interviews with some of its employees, in order to understand the degree of their motivation, knowledge and mythological contribution to the experience.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28049
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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