Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/28012
Title: Medição de desempenho de intervenção em contexto em crianças com paralisia cerebral
Author: Alvarelhão, José Joaquim Marques
Advisor: Rocha, Nelson
Queirós, Alexandra
Keywords: Paralisia Cerebral
Intervenção em contexto
Fatores Ambientais
CIF
Defense Date: 2018
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo principal avaliar a eficácia de um programa de intervenção terapêutica com base na alteração dos fatores ambientais, com aplicação no contexto de rotina de crianças com Paralisia Cerebral com oitos ou menos anos de idade, em comparação com uma intervenção com base em adaptações de atividades ou facilitação das funções do corpo, avaliando os seus efeitos a médio prazo. A amostra foi constituída por 50 crianças com Paralisia Cerebral. O plano do estudo é experimental com aleatorização dos participantes por dois grupos, compreendendo avaliações do desempenho em dois momentos. O processo de intervenção nos dois grupos consistiu em elaborar estratégias com base em fatores ambientais (Grupo Experimental) ou na adaptação das atividades ou facilitação das funções do corpo (Grupo de Controlo), após a definição de objetivos ‘SMART’, ambas numa perspetiva centrada nas necessidades da família, com uma periodicidade de no máximo duas vezes por semana, durante seis meses. Os instrumentos utilizados foram o Inventário de Avaliação Pediátrico de Incapacidade, a Medida Canadiana de Desempenho Ocupacional e a Escala de Atingimento de Objetivos. As hipóteses principais do trabalho previram um efeito significativo da intervenção da avaliação inicial para avaliação final, com melhores resultados no grupo experimental nas variáveis de desempenho medidas pelos profissionais de terapia e reabilitação, e pelos pais ou familiares. Os resultados obtidos confirmaram ambas as hipóteses em diferentes domínios do desempenho, mas não em todas as atividades em avaliação. Permitem reforçar dados que investigações recentes mostram que intervenções baseadas em fatores ambientais são uma opção terapêutica de primeira linha em reabilitação. Por outro lado, acentuam a necessidade de estruturar as intervenções em objetivos mensuráveis de curto prazo preferencialmente dirigidos a atividades com reflexo imediato no quotidiano da criança e da sua família, para os quais são necessárias ferramentas de apoio com base em sistemas de informação. Este trabalho contribui para aumentar as opções de reabilitação disponíveis às crianças com Paralisia Cerebral.
The main goal of this work was to evaluate the efficacy of a therapeutic intervention program based on environmental factors, with application in the routine of children with Cerebral Palsy with eight or less years, evaluating their effects in the medium term. The sample consisted of 50 children with Cerebral Palsy. The study design was experimental with randomization of the participants by two groups, including performance assessments in two moments. The intervention process in the two groups consisted in developing strategies based on environmental factors (Experimental Group) or in adapting activities or facilitating body functions (Control Group), after defining SMART objectives, both in family centered approach in a frequency of no more than twice a week, for six months. The instruments used were the Pediatric Evaluation Disability Inventory, the Canadian Occupational Performance Measure and the Goal Achievement Scale. The main hypotheses of the study predicted a significant effect of the intervention from the initial to final assessment, with better results in the experimental group in the performance variables measured by therapy and rehabilitation professionals, and by parents or relatives. The results obtained confirmed both hypotheses in different domains of performance, but not in all activities under evaluation. Also, confirm data from recent research, which shows that interventions based on environmental factors are a first-line therapeutic option in rehabilitation. On the other hand, they emphasize the need to structure interventions with measurable short-term goals for activities that have an immediate impact on the daily life of the child and his or her family. For this purpose, there is a lack of support tools based on information systems. This work contributes to increase the rehabilitation options available to children with Cerebral Palsy.
URI: http://hdl.handle.net/10773/28012
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DCM - Teses de doutoramento

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