Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Telmopt_PT
dc.contributor.advisorSantos, Ritapt_PT
dc.contributor.authorBilopolska, Katerynapt_PT
dc.date.accessioned2020-03-18T15:14:42Z-
dc.date.available2020-03-18T15:14:42Z-
dc.date.issued2019-08-01-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/27985-
dc.description.abstractAtualmente vive-se numa era tecnológica onde cada vez mais a promoção e venda dos produtos é feita num formato móvel. Neste sentido surgiram as aplicações móveis de cupões de desconto que se tornaram uma ferramenta de auxílio no dia a dia do utilizador. Contudo em Portugal estas aplicações ainda são pouco conhecidas e exploradas. Por essa razão, o presente estudo procurou realizar o desenho e a prototipagem da interface de uma aplicação móvel que disponibiliza os cupões de desconto relacionados com os conteúdos televisivos. A investigação composta por quatro fases, exploração, planeamento, design e avaliação, iniciou-se com a elaboração da uma pergunta de investigação e definição dos objetivos. Para orientação da mesma foi adotada uma metodologia denominada por Investigação de Desenvolvimento completada com o User Centered Design. Através da revisão da literatura, foi possível compreender o significado do cupão móvel e ainda estudar os requisitos necessários para o desenvolvimento da interface de uma aplicação. O produto projetado foi analisado com os peritos no desenvolvimento de aplicações móveis e com os potenciais utilizadores, tendo os resultados obtidos concluir que: as aplicações semelhantes são úteis e necessárias devido às questões de poupança, ambiente, facilidade de transporte e uso de uma só app que engloba todos os cupões; os utilizadores revelam interesse e vontade de experimentar a aplicação; e a interface desenhada em termos de usabilidade é intuitiva e simples de utilizarpt_PT
dc.description.abstractNowadays we are living in a technological age where the promotion and sale of products is increasingly done in a mobile format. On this subject the mobile applications of discount coupons have emerged which have become an aid tool in the day to day of the user. However in Portugal these applications are still little known and exploited. For this reason, the present study sought to design and prototype the interface of a mobile application that makes discount coupons related to television content available. The research comprised of four phases, exploration, planning, design and evaluation, began with the elaboration of a research question and definition of the objectives. For its orientation, a methodology called Development Research completed with User Centered Design was adopted. Through the literature review, it was possible to understand the meaning of the mobile coupon and also to study the necessary requirements for the development of the interface of an application. The projected product was analyzed with experts in the development of mobile applications and with potential users, and the results obtained conclude that: similar applications are useful and necessary because of the savings, environment, ease of transportation and use one app that includes all coupons; users show an interest and willingness to try the application; and the usabilitydesigned interface is intuitive and simple to usept_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectCupões móveispt_PT
dc.subjectM-cupõespt_PT
dc.subjectAplicação móvelpt_PT
dc.subjectDesenho da interface gráficapt_PT
dc.subjectDesignpt_PT
dc.subjectSmartlypt_PT
dc.subjectMeopt_PT
dc.subjectApppt_PT
dc.subjectCupões de descontopt_PT
dc.titleDesenho de uma aplicação para disponibilização de M-Cupõespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Comunicação Multimédiapt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf4.69 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.