Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27946
Title: Melhoria contínua aplicada aos processos de um setor industrial de litografia
Author: Castanheira, Beatriz Morgado
Advisor: Xambre, Ana Raquel
Keywords: Melhoria Contínua
Eficiência
Produtividade
Lean
5S
MRP
Kanban,
Kaizen
SMED
Defense Date: 12-Jul-2019
Abstract: Um dos grandes desafios das organizações, num mundo altamente globalizado, é manter os processos com elevada eficiência, de forma a oferecer produtos e/ou serviços a preços competitivos e com elevada qualidade. Para atender esses objetivos, várias filosofias se perfilam, das quais destacamos a metodologia Kaizen, baseada na utilização de métodos de melhoria contínua. O relatório de projeto, apresentado neste documento, descreve o trabalho desenvolvido na empresa Colep Portugal SA, na área de produção de embalagens metálicas e plásticas. Os objetivos do projeto consistiram, primeiramente, no aumento de 11% em valor do indicador de eficiência da linha (OEE – Overall Equipment Efficiency) e, em segundo, na redução de 60% da sucata criada ao longo do processo produtivo. Para alcançar os objetivos propostos, foi utilizada uma metodologia baseada na execução de três fases fulcrais: fase de Planeamento, fase de Design e fase de Implementação. Numa primeira fase, pretendeu-se demonstrar como se procedeu ao estudo da situação inicial em que se encontrava a linha, através de um levantamento de dados e da sua análise crítica, com o intuito de se perceber quais os motivos para os valores dos indicadores em estudo: OEE e a quantidade de sucata proveniente do processo produtivo. No decurso do trabalho, foi realizado um brainstorming com a equipa nuclear do projeto, cujo objetivo principal foi definir ações de melhoria a implementar, de maneira a atingir os objetivos delineados. Após concluída a fase de desenho do road map, procedeu-se à implementação das ações e à monitorização dos indicadores, de forma a serem realizados ajustes às alterações estudadas, assim como detetadas oportunidades de melhoria contínua. Por fim, e como última etapa da fase de implementação, foram registados os valores atingidos, relativamente aos indicadores estudados. Verificou-se que foram atingidos os targets estipulados, assim como foi visível uma evolução nas metodologias de trabalho dos colaboradores e um maior comprometimento, por parte deles, com a eficiência produtiva da linha.
One of the major challenges for organizations, in a highly globalized world, is to maintain processes with high efficiency, in order to offer high quality products and/or services, at competitive prices. To meet these targets, several philosophies have emerged, of which it can be highlighted the Kaizen methodology, based on the use of continuous improvement methods. The project report, presented in this document, describes the work developed at Colep Portugal SA, in the area metallic and plastic packaging production. The objectives of the project were, firstly, to increase by 11% the value of the line efficiency indicator (OEE – Overall Equipment Efficiency) and, secondly, to reduce by 60% the scrap created throughout the production process. To achieve the proposed objectives, a methodology was used based on the execution of three key phases: Planning, Design and Implementation. First of all, the initial situation in which the line was found, was studied, through data collection and its critical analysis, in order to understand the reasons that most affected the indicators under study: OEE and the amount of scrap resulting from the production process. During the course of the work, a brainstorming was carried out with the project's nuclear team, whose main objective was to determine improvement actions to be implemented, in order to achieve the outlined objectives. After finishing the road map design phase, the actions were implemented and the indicators monitored, in order to make adjustments to the changes implemented, as well as detect opportunities for continuous improvement. Finally, as the last step of the implementation phase, a new assessment was carried out and the results showed that the KPI’s targets were achieved. Furthermore, an evolution in the work methods of the employees, as well as a greater commitment to the productive efficiency of the line, was observed.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27946
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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