Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2782
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMoreira, Gillianpor
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Sofia Penedopor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:28:07Z-
dc.date.available2011-04-19T14:28:07Z-
dc.date.issued2008por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2782-
dc.descriptionMestrado em Línguas e Relações Empresariaispor
dc.description.abstractEsta dissertação tem como principal objectivo analisar os factores de desempenho económico e de competitividade empresarial num contexto marcado pelos desafios da era pós-industrial, tais como a globalização, a economia do conhecimento e as mudanças tecnológicas. Tendo em consideração que estes desafios oferecem a possibilidade de aceder a novas oportunidades económicas, a União Europeia lançou a Estratégia de Lisboa, na tentativa de transformar a Europa na economia mundial mais dinâmica e competitiva baseada no conhecimento. Não obstante, de forma a cumprir os objectivos delineados, o desenvolvimento de competências em línguas estrangeiras, numa sociedade multilingue, é considerado primordial. Ao fomentar a aprendizagem de línguas estrangeiras, estar-se-á a apoiar o processo de internacionalização de muitas empresas europeias e, consequentemente, a melhorar os níveis de competitividade europeus. Assim, esta dissertação expõe uma perspectiva teórica acerca desta temática, incluindo os resultados de um estudo levado a cabo com cinco empresas do distrito de Viseu. ABSTRACT: This dissertation aims at contributing to the on-going discussion about economic performance and the competitiveness of businesses, bearing in mind post-industrial challenges, such as: globalization, the knowledge-based economy and technological change. Considering that these challenges offer substantial economic opportunities, the European Union launched the Lisbon Strategy, seeking to make Europe the most dynamic and competitive knowledge-based economy in the world. However, in order to achieve the Lisbon objectives and targets, the development of foreign language skills in a multilingual society is regarded as essential. By stimulating foreign language learning, we are supporting the internationalisation process of many European companies and, therefore, European competitiveness levels. This dissertation presents a theoretical perspective on these issues and the results of a study carried out with five companies in the Viseu district.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000225224por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectComunicação internacionalpor
dc.subjectMercado internacionalpor
dc.subjectCompetitividade das empresaspor
dc.subjectMultilinguismopor
dc.subjectDesenvolvimento das competênciaspor
dc.titleComunicação multilingue, uma ferramenta estratégicapor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
2009000324.pdf653.26 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.