Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2778
Title: A gestão do multilinguismo em empresas alemãs em Portugal : um estudo de caso
Author: Pereira, Mariana Seiça
Advisor: Alegre, Maria Teresa Murcho
Keywords: Comunicação na empresa
Multilinguismo
Empresas estrangeiras
Publicações
Língua portuguesa
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O desenvolvimento da comunicação nas empresas tem sofrido uma alteração com todos os meios que temos à disposição actualmente. Com esta dissertação pretende-se avaliar o papel das publicações multilingues nas empresas alemãs com filiais em Portugal como meio de comunicação da empresa com o seu público-alvo. Com o mercado a tornar-se cada vez mais competitivo, as empresas têm necessidade de comunicar a imagem institucional através de publicações regulares que abordam temáticas de interesse para o mercado em que se integram. É neste âmbito que se considera interessante abordar o impacto que estas têm como meio de comunicação intercultural e institucional. As publicações desempenham nos dias de hoje funções de ligação entre a empresa e o seu público-alvo, sendo ele um grupo bastante heterogéneo. Divulgar e promover a empresa e os seus produtos, comunicar com o cliente e com a comunicação social e comunicar dentro da empresa são as funções desempenhadas pelas publicações, ganhando um carácter de coesão organizacional. Sendo todas as empresas analisadas de raiz alemã, o objectivo principal desta dissertação é analisar o papel da comunicação multilingue (em português, alemão e inglês) das empresas e consequentemente conhecer, classificar e analisar as suas publicações multilingues. ABSTRACT: Due to all modern resources available nowadays, the development of communication within companies has undergone many changes. The aim of this dissertation is to evaluate the role of multilingual publications on German companies with are based in Portugal, and which are used as a means of communication between the company and its target audience. As the market is becoming more and more competitive, companies need to promote their institutional image through regular publications so that they can target their customers effectively. It is therefore interesting to look at the impact of intercultural and institutional communication from this perspective. Nowadays, publications function as a link between the company and its particular target audience because the publications not only promote the company and its products, but they also communicate with the customers and the media. What is more, communications within the company provide a sense of organizational cohesion. As all the companies which were analyzed were of German origin, the main objective of this dissertation is to examine the role of multilingual communication within these companies (in Portuguese, German and English) and thus learn about, classify and analyze their multilingual publications.
Description: Mestrado em Línguas e Relações Empresariais
URI: http://hdl.handle.net/10773/2778
Appears in Collections:DLC - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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