Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27710
Title: Gestão de categorias e merchandising numa perspectiva de valor ao cliente
Author: Veiga, Erica Maria Almeida Mota
Advisor: Magueta, Daniel Margaça
Keywords: Conveniência
Loja
Posto de Abastecimento
Gestão de Categorias
Merchandising
Cliente
Defense Date: 13-Dec-2019
Abstract: Este trabalho, surge num contexto empresarial, num sector pilar na economia, o mercado dos combustíveis, e tendo em conta as necessidades da PRIO Energy em potenciar as lojas de conveniência. Neste sentido, é feita uma apresentação geral dos mercados de combustível em Portugal e o retalho nomeadamente no contexto de loja de conveniência. Afunilando é apresentada a empresa num contexto geral e seguidamente o departamento onde decorreu o estágio curricular. Sendo o tema em análise de gestão de categorias e merchandising, temas que se aglutinam derivando no mesmo sentido, sendo que a gestão por categorias é a relação que existe entre o merchandising, ou seja, o produto certo, no sítio certo à hora certa, que vai desde a seleção do produto à sua representação no linear. Para o desenvolvimento da temática foi proposta uma reestruturação das categorias existentes e elaborada uma análise ABC em várias vertentes, bem como a atualização e reformulação do manual de merchandising existente. Com vista à análise das tendências de compra do consumidor foi ainda realizado um estudo quantitativo tendo por base um questionário como forma de percecionar o comportamento de compra do consumidor face às gasolineiras, nomeadamente no que diz respeito às lojas de conveniência.
This work emerges from a business context, in a pillar sector in the economy, the fuel market, and taking into account PRIO Energy's needs to boost convenience stores. In this sense, a general presentation of the fuel markets in Portugal and retail is made, namely in the context of a convenience store. Tapering the company is presented in a general context and then the department where the curricular internship took place. Being the theme in category management and merchandising analysis, themes that come together in the same direction, and category management is the relationship that exists between merchandising, that is, the right product, at the right place at the right time, ranging from product selection to its linear representation. For the development of the theme it was proposed a restructuring of the existing categories and elaborated an ABC analysis in several aspects, as well as the updating and reformulation of the existing merchandising manual. With a view to analyzing consumer buying trends, a quantitative study was also conducted based on a questionnaire as a way of understanding consumer buying behavior in relation to gas stations, particularly with regard to convenience stores.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27710
Appears in Collections:ESTGA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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