Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27690
Title: Desenvolvimento de competências de avaliação de professores de física em Angola: contributos para a formação contínua
Author: Breganha, Maria da Graça Soares Domingos
Advisor: Costa, Nilza
Lopes, Betina da Silva
Keywords: Avaliação das aprendizagens
Competências de professores em avaliação
Ensino secundário (1º ciclo)
Formação contínua de professores
Ensino de física
Professores e alunos;
Reforma educativa em Angola
Defense Date: 19-Jul-2019
Abstract: O acesso a uma educação equitativa de qualidade implica professores capacitados para o seu trabalho. Neste alinhamento, Angola, que ainda apresenta carências nesse dominio, tem manifestado um forte desejo político em investir na formação de professores. Considerando a problemática exposta, a investigação desenvolvida, tendo por base três artigos científicos, procurou contribuir para a melhoria das competências dos professores de Física do 1º ciclo do Ensino Secundário em Angola, em particular sobre avaliação das aprendizagens, assim como propor orientações para a formação contínua de professores no País. Para tal realizaram-se várias aproximações à problemática, envolvendo a nossa intervenção e recolha de dados numa escola pública de Angola (Escola da Missão Católica), opção tomada no sentido de podermos aprofundar o nosso objeto de estudo. Três dessas aproximações resultaram em artigos científicos. No primeiro estudo (artigo 1) foram auscultadas as vozes de 1139 alunos sobre as características das aulas de Física, nomeadamente no que respeita às estratégias de ensino, de aprendizagem e de avaliação. No segundo estudo (artigo 2), descreveu-se e problematizou-se o percurso de desenvolvimento profissional de um conjunto de três professores que participaram num programa de formação focado na avaliação das aprendizagens em Física (essencialmente na sua vertente formativa) e implementado ao longo de um ano letivo com um total de 11 participantes. Por fim, no terceiro estudo (artigo 3), procedeu-se à análise de 70 provas escritas, realizadas nos anos letivos 2015, 2016 e 2017. Com a realização do percurso investigativo reforçou-se a importância do desenvolvimento de ações de formação contínua de professores e emergiram orientações específicas para as mesmas, em particular quanto aos seus pressupostos, formatos e conteúdos. Como sugestões de investigações futuras recomenda-se a extensão do estudo a outros contextos educativos (nomeadamente níveis de ensino de Física e outras áreas disciplinares), assim como a conceção, implementação e avaliação de ações de formação contínua conforme as orientações apresentadas
Access to quality equitable education involves qualified teachers for their work. In this alignment, Angola, which still has a deficit of qualified teachers, has expressed a strong political desire to invest in teacher education. Considering this problematic the developed research, based on three scientific papers, sought to contribute to the improvement of the competences of physics teachers from secondary education in Angola, in particular on learning assessment, as well as to propose guidelines for in-service teacher education in the country. For this several approaches to the problematic were made, involving our intervention the collection of data in one public school in Angola (School of Catholic Mission). The option to choose one school was done in order to be able to deeply understand our study object. Three of those approaches resulted in scientific papers. In the first study (article 1) the voices of 1139 students were surveyed considering the characteristics of their physics classes, namely in relation to teaching, learning and assessment strategies. The second study (article 2) describes and discusses the professional development of a group of three teachers who participated in an in-service education program focused on learning assessment (mainly in its formative dimension) and which was implemented during a school year, with a total of 11 participants. Finally, in the third study (article 3), 70 written summative tests, applied during school years 2015, 2016 and 2017, were analyzed. This investigation reinforces the importance to develop teacher education actions, and suggests guidelines for them, in particular regarding their assumptions, formats and contents. As suggestions for future research it is recommended to extend this study to other educational contexts (namely Physics teaching levels and disciplines), as well as the design, implementation and evaluation of in-service teacher education actions according to the guidelines presented
URI: http://hdl.handle.net/10773/27690
Appears in Collections:UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

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