Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/2766
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBarker, Anthony Davidpor
dc.contributor.authorNeves, Ana Patrícia Marabutopor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T14:27:49Z-
dc.date.available2011-04-19T14:27:49Z-
dc.date.issued2007por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/2766-
dc.descriptionMestrado em Estudos Inglesespor
dc.description.abstractTendo como objecto primário de estudo o delineamento das estratégias de detecção e de decepção mais recorrentes na ficção policial de Agatha Christie, esta tese visa a explanação do conceito de romance policial enquanto exercício lúdico de dedução lógica, e da transposição para o ecrã cinematográfico dos elementos que lhe concernem. Principiaremos pelo enquadramento da escrita de Christie na denominada Era Dourada da ficção policial e pela exploração de conceitos inerentes à sua definição e à sua recepção pública; seguidamente, abordaremos a referência do género na sua versão fílmica, salientando o seu destrinçamento relativamente às outras formas de ficção criminal. Após um breve sumário que reporta para a problemática inerente ao fenómeno da adaptação fílmica, são apresentados três diferentes casos de estudo, comportando análises comparativas entre três romances policiais de Christie e as suas respectivas adaptações cinematográficas, frisando quer o modo como os elementos básicos da denominada fórmula foram transferidos para o ecrã, quer a relevância das adições ao argumento original, visionadas por três realizadores distintos, em diferentes décadas do século vinte. ABSTRACT: This thesis aims to explain the concept of detective fiction as a recreational exercise of logical deduction and the transposition of its main elements to the cinema, focusing on the delineation of the most recurring strategies of detection and deception in Agatha Christie s detective fiction. First, we address Christie s writing in the so-called Golden Age of detective fiction and define its public reception; afterwards, we deal with the genre in its filmic version, emphasizing its features in comparison with other forms of crime fiction. After summarizing the problems in relation to film adaptation, three different case studies are presented, offering comparative analyses of three Christie novels and their respective cinematographic adaptations; these analyses stress either the way the basic elements of the formula were transposed to the screen, or the relevance of the additions to the original plots, as they have been interpolated by three different film directors in three different decades of the twentieth century.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000215359por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectLiteratura inglesapor
dc.subjectGéneros literáriospor
dc.subjectAnálise literáriapor
dc.subjectAnálise cinematográficapor
dc.subjectAnálise comparativapor
dc.titleO puzzle e o jogo do crime : a adaptação cinematográfica da ficção de Agatha Christiepor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DLC - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File SizeFormat 
2007001349.pdf2.6 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.