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Title: IoT (Internet of Things) no Retalho Alimentar
Author: Henriques, Carla Susana Ferreira
Advisor: Resende, David
Keywords: IoT
Retalho
Retalho alimentar
Tecnologia
Internet
Futuro
Defense Date: 4-Nov-2019
Abstract: O presente trabalho tem como principal objetivo sugerir a implementação de uma plataforma integradora e gestora de soluções IOT que representará uma mais-valia para o sector do retalho alimentar. O estudo inicial do “state-of-the-art” será a base que em conjunto com a identificação e análise do panorama atual ajudará a encontrar e referenciar as tecnologias IoT mais viáveis e promissoras para o setor. Deste preceito emerge a sugestão da PLATIJEMA; uma plataforma integradora de técnicas e recursos IoT que engloba duas áreas de trabalho; a BACKJEMA (Interface BackOffice) dedicado aos bastidores de loja e a FRONTJEMA (Interface FrontOffice) dirigida e visível ao público externo. Composta por dois tipos de recomendações; as genéricas de caráter vital para o arranque e funcionamento da plataforma e as especificas que conferem à PLATIJEMA funcionalidades e oportunidades de agilizar, impulsionar, diferenciar, rentabilizar todos os recursos técnicos e humanos do nosso parceiro. Sugerimos para as recomendações especificas uma implementação faseada por patamares e uma avaliação continua com possíveis reajustamentos. Ressaltamos que todas as recomendações farão parte da mesma plataforma integradora, a PLATIJEMA, e que existe uma correlação de partilha de informação e recursos entre elas. Em conjunto serão capazes de providenciar soluções de gestão a montante e jusante e constituirão uma ferramenta de trabalho vital para toda a Companhia. Este projeto será o berço da criação de um sistema capaz de gerenciar e administrar todas as aplicações IoT que a empresa decida possuir e adotar no futuro. Como recomendações futuras deixamos dois apelos. Aos retalhistas; que não adotem de forma constante e massificada o termo IoT como uma simples expressão de vendas, mas que empreguem verdadeiras técnicas e recursos IoT capazes de alicerçar e demarcar os seus negócios. Aos investigadores solicitamos para futuro objeto de investigação; a identificação de novas técnicas e o seu possível impacto e sucesso no retalho através de experiências no campo efetuadas em parceria com as empresas do setor
The present work has as main goal to suggest the implementation of an integrative and management platform for IOT solutions that will represent an added value for the food retail sector. The initial study of the state-of-the-art will be the basis and together with the identification and analysis of the current landscape will help to find and reference the most viable and promising IoT technologies for the industry. From this precept emerges the suggestion of PLATIJEMA; an integrating platform for IoT techniques and resources that encompasses two work areas; BACKJEMA (BackOffice Interface) dedicated to the backstage of the stores and FRONTJEMA (FrontOffice Interface) targeted and visible to the outside public. With two types of recommendations; the generic ones that are vital for the start-up and operation of the platform and the specific ones that give PLATIJEMA features and opportunities to streamline, boost, differentiate, make the most of our human and technical resources. We suggest for the specific recommendations a phased implementation and a continuous assessment with possible readjustments. We emphasize that all recommendations will be part of the same integrating platform, PLATIJEMA, and that there is a correlation of information and resource sharing between them. Together they will be able to provide upstream and downstream management solutions and will be a vital work tool for the entire Company. This project will be the cradle that allows the creating of a system capable of managing all IoT applications that the company decides to own and adopt in the future. As future recommendations we leave two appeals. One to retailers; that do not constantly and massively adopt the term IoT as a simple expression of sales, but employ true IoT techniques and resources that can underpin and demarcate their businesses. To the investigators we request for future object of investigation; the identification of new techniques and their possible impact and success in retail through field experiences conducted in partnership with companies in the sector
URI: http://hdl.handle.net/10773/27653
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESTGA - Dissertações de mestrado

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