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Title: Uma abordagem do e-learning: valorização dos conteúdos e da aprendizagem
Author: Silveira, Alexandre Miguel Marques da
Advisor: Gouveia, Joaquim José Borges
Keywords: E-learning
Ensino/aprendizagem à distância
Internet
Tecnologias de informação e comunicação (TICs)
Conteúdos de aprendizagem
Propriedade intelectual
Avaliação do e-learning
Mercado do e-learning
Defense Date: 25-Jul-2007
Abstract: Vivemos numa sociedade da informação e do conhecimento que está em constante mudança. As empresas precisam cada vez mais de mão-de-obra qualificada e de indivíduos com mais formação. Assim, para poder v alorizar as suas competências, um cidadão necessita de actualizar com relativa frequência os seus conhecimentos, recorrendo a instituições de ensino superior ou a empresas que prestam serviços nesta área. Desta forma, necessita de encontrar uma solução flexível, que lhe permita conciliar a sua aprendizagem com o seu trabalho. Esta dissertação aborda o e-learning como um método de ensino que promove essa flexibilidade, ou seja, está disponível 24 horas por dia/7 dias por semana, onde o aluno constrói o seu conhecimento, ao seu ritmo, sem ter a necessidade de se deslocar. No entanto, é ainda um método que não reúne consenso pois ainda há algumas reservas quanto à sua qualidade e eficácia. Há, então, ainda dúvidas se o e-learning apresenta algumas potencialidades e se oferece vantagens para os alunos e professores desta sociedade da informação e do conhecimento. Para dissipar estas e outras dúvidas, é preciso criar conteúdos com qualidade e valor, que se adaptem aos mais modernos conceitos de construção, como os objectos de aprendizagem e o Scorm, e não cair na tentação de aproveitar os conteúdos de aprendizagem que se utilizam nos cursos presenciais. Neste contexto, é necessário criar conteúdos multimédia, interactivos, que respondam aos requisitos dos autores no que se refere aos seus direitos, que sejam reutilizáveis e que facilitem a aprendizagem dos alunos. Para se poder aferir com maior correcção a eficácia e qualidade destes conteúdos e da aprendizagem dos alunos, é necessário haver um processo de avaliação cuidadosamente planeado e correctamente implementado. Desta forma, planeou-se como principal objectivo desta dissertação o estudo do e-learning numa perspectiva da valorização dos conteúdos e da aprendizagem, considerando como pontos chave deste estudo a construção destes conteúdos, os direitos de autor a eles associados e a necessária avaliação para verificação da sua qualidade e eficácia no processo de ensino/aprendizagem
We live in an information and knowledge society that is in constant change. Companies need more and more qualified workmanship and persons with more formation. Thus, to valorise his competencies, a citizen needs to upgrade his knowledge with relative frequency, resorting to higher education institutions or to companies that render services in this area. In this manner, needs to find a flexible solution, which allows him to conciliate his apprenticeship with his work. This dissertation approaches e-learning like a learning method which promotes that flexibility, in other words, which is available 24/7, where students build their own knowledge, by their pace, without the necessity of travelling. Nevertheless, it is still a method that doesn’t bring consensus since there are yet some reserves in regard to its quality and effectiveness. There is, then, still some dubiousness if e-learning has any potentiality and if it offers advantages to students and teachers of this knowledge and information society. In order to dispel this and other doubts, it’s necessary to create contents with quality and value, suitable to the modern concepts of construction like Scorm and learning objects, and don’t yield to the temptation of using here the contents presented on the presential instruction. In this context, it’s necessary to build multimedia, interactive and reusable contents, that respond to the rights of their owners and that promote learners learning. In order to gauge with greater rectitude the effectiveness and quality of these contents and student’s learning, it’s necessary to carefully plan and correctly implement an evaluation process. In this manner, the first objective that was planned for this dissertation was the study of e-learning on a perspective of content and learning valorisation, considering as key points of this study the construction of these contents, the copyright to them associated and the necessary evaluation to verify it’s quality and effectiveness in the teaching/learning process
URI: http://hdl.handle.net/10773/27474
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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