Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27468
Title: Espécies exóticas invasoras no rio Minho: sensibilização de setores económicos primários, através da ilustração científica
Author: Barrocas, Cláudia Alexandra Amorim
Advisor: Correia, Fernando
Antunes, Carlos
Keywords: Comunicação de ciência
Literacia científica
Ilustração científica digital
Espécies aquáticas invasoras
Rio Minho
Prevenção
Consciencialização/sensibilização
Defense Date: 20-Dec-2019
Abstract: As deslocações humanas promovem, desde há séculos, a introdução de organismos em regiões onde não são nativos, de forma acidental ou intencional. Quando uma espécie introduzida é capaz de não só estabelecer populações autossustentáveis mas também proliferar e perturbar o ecossistema, torna-se invasora. As espécies exóticas invasoras (EEI) são uma das principais causas da perda de biodiversidade especialmente nos ecossistemas de água doce. É vital sensibilizar a população local, em particular a comunidade piscatória, para os danos que as EEI causam ao ecossistema do Rio Minho, promovendo práticas de proteção dos recursos naturais. Dado o baixo índice de literacia, principalmente científica, deste sector económico, torna-se necessário recorrer à imagem para melhor comunicar. A Ilustração Científica (IC) é uma ferramenta capaz de veicular visualmente uma explicação ou contextualização, com recurso a rigorosas imagens detalhadas estrategicamente pensadas e criadas, cientificamente corretas e honestas na interpretação da realidade que se pretende transmitir. A IC pode ir além da narrativa dedutível das palavras, auxiliando a compreensão de informações complexas e facilitando a sua assimilação (integração no corpo do conhecimento do individuo) e memorização. Na base deste projeto de comunicação de ciência estão ilustrações científicas acessíveis aos públicos-alvo a que se destinam (pescadores, crianças em idade escolar, sociedade em geral). Apresentam-se duas propostas simultâneas: a) um kit de cartas didáticas impermeáveis e portáteis para identificar in situ as principais EEI que ameaçam o Rio Minho; b) um painel de grandes dimensões a implantar em locais públicos (escolas, cais do rio, Aquamuseu), contendo informação mais detalhada, mapas da origem das EEI e regras de boas práticas. Metodologicamente, a execução das IC’s e planeamento das cartas e painel, foi feito integralmente em técnica digital 2D com recurso à aplicação Adobe PhotoShop©. Foram criados e aperfeiçoados protocolos adequados a cada tipo de organismo a representar, maximizando a eficiência, correção e reprodutibilidade de todo o processo. A validação científica foi feita pela equipa do Aquamuseu do Rio Minho tendo em vista sustentar a criação de unidades comunicacionais vitais nas práticas de sensibilização das populações locais para a necessidade de preservar as populações/habitats/ecossistemas autóctones
Human travel has been leading, for centuries, to the introduction of organisms in areas where they are not native, both accidentally and intentionally. When an introduced species is able to not only establish self-sustaining populations but also proliferate and disturb the ecosystem, it becomes invasive. Invasive exotic species (IES) are one of the main causes of biodiversity loss, especially in fresh water ecosystems. It is vital to raise awareness among the local population, particularly the fishing community, about the damage that IES cause to the Minho River ecosystem, promoting practices to protect natural resources. Given the low literacy index, mostly scientific, of this economic sector, it becomes necessary to use images to better communicate. Scientific Illustration (SI) is a tool capable of visually conveying an explanation or contextualization, by using rigorous, detailed images strategically designed and created, scientifically correct and honest in the interpretations of the reality they intend to transmit. SI can go beyond the narrative deductible from words, helping the comprehension of complex information and facilitating its assimilation (integrating with the body of knowledge of the individual) and memorization. At the base of this project of science communication are scientific illustrations accessible to the target-audiences for which they were designed (fishermen, school-aged children, general society). Two simultaneous proposals are presented: a) a kit of didactic waterproof portable cards for in situ identification of the most important EIS that threaten the Minho River; b) a large scale panel to be displayed at public locations (schools, river piers, the Aquamuseu), containing more detailed information, origin maps of the IES and codes of best practices. Methodologically, the execution of the SI and planning of the cards and panel were done integrally in 2D digital technique by using the Adobe PhotoShop© program. Protocols were created and perfected, each adapted to the type of organism it aims to represent, maximizing efficiency, correction and reproducibility of the entire process. The scientific validation was provided by the team at the Aquamuseu do Rio Minho with the aim to create communicational units that are vital for the mobilization of the population for the need to preserve the native populations/habitats/ecosystems
URI: http://hdl.handle.net/10773/27468
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DBio - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf13.83 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.