Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/27442
Title: | Criação e implementação de um manual de iniciação ao clarinete |
Author: | Neves, Sérgio da Silva |
Advisor: | Marinho, Helena Carvalho, Luís Filipe Leal de |
Keywords: | Ensino da música Ensino instrumental Clarinete Manual de iniciação |
Defense Date: | Dec-2013 |
Abstract: | O ensino do clarinete é uma das vertentes do ensino artístico
vocacional de música e constitui-se como pilar do presente
projeto de mestrado. Almejando a criação e implementação de
um manual escolar para a iniciação ao clarinete, o mesmo
parte da identificação de eventuais lacunas existentes em
alguns manuais utilizados atualmente e da experiência do
autor enquanto professor de clarinete.
Objetivamente, pretende-se a concretização de: a) uma base
de trabalho para aulas de clarinete; b) uma ferramenta
pedagógica que contemple a introdução de novas estratégias.
A base de criação do manual é fruto da investigação, reflexão
e experiência enquanto professor, fundamentada pela análise a
manuais teóricos e práticos de clarinete, e da auscultação
junto de outros profissionais da área. O processo de criação do
manual operacionalizou-se em seis etapas: i) pesquisa, análise
e investigação sobre os pontos fortes e lacunas de manuais; ii)
seleção dos conceitos a inserir no manual; iii) escolha das
peças; iv) preparação da estrutura de cada unidade; v)
composição dos estudos para o campo técnico; vi) sequência
dos conteúdos por unidade.
O manual foi implementado em várias escolas e contou com
uma análise e discussão reflexivas, sustentadas nos
comentários e sugestões dos participantes.
Através deste projeto é possível evidenciar lacunas nos
manuais analisados, como: i) a inexistência de um manual
escrito em português; ii) a utilização de temas tradicionais
estrangeiros em detrimento de peças da cultura portuguesa;
iii) a necessidade de uma abordagem ao clarinete mais
eficiente; iv) uma maior sistematização da sequência de
conteúdos e competências. Tendo em vista a colmatação de
tais lacunas, o manual proposto intende constituir uma
ferramenta alternativa aos manuais existentes. Clarinet teaching is a component of the vocational art of music education in Portugal, and constitutes the pillar of this master’s project. The objective is to create and implement a scholarly resource for beginning students of clarinet based on my own experience as a teacher, which fills certain gaps in the methods currently used. Through this document, I aim to provide teachers with a foundation for clarinet lessons, and offer a tool that introduces new pedagogical strategies. This dissertation was realized in six steps: i) research, analysis and study of the strengths and weaknesses of methods, ii) selection of concepts to be included in the project, iii) choice of pieces, iv) preparation of the structure of each unit, v) composition of the studies for the technical field, and vi) the sequence of content per unit. It is a result of my research, reflections, and experience as a teacher, grounded by my analysis of theoretical and practical methods, and the consultation with professionals in the field. My method was implemented in several schools, and featured a reflective analysis and discussion supported by comments and suggestions of the participants. This project has made it possible to highlight gaps in the methods analysed. Examples of such are: i) the lack of a manual written in Portuguese, ii) the use of traditional foreign themes rather than pieces of Portuguese culture, iii) the need for an approach to the clarinet more efficient, and iv) a better systematization of the sequence of content and skills. With the goal of eliminating these gaps, the proposed project intends to be an alternative tool to the existing methods. |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/27442 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SergioSilva.pdf | 858.2 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.