Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27442
Title: Criação e implementação de um manual de iniciação ao clarinete
Author: Neves, Sérgio da Silva
Advisor: Marinho, Helena
Carvalho, Luís Filipe Leal de
Keywords: Ensino da música
Ensino instrumental
Clarinete
Manual de iniciação
Defense Date: Dec-2013
Abstract: O ensino do clarinete é uma das vertentes do ensino artístico vocacional de música e constitui-se como pilar do presente projeto de mestrado. Almejando a criação e implementação de um manual escolar para a iniciação ao clarinete, o mesmo parte da identificação de eventuais lacunas existentes em alguns manuais utilizados atualmente e da experiência do autor enquanto professor de clarinete. Objetivamente, pretende-se a concretização de: a) uma base de trabalho para aulas de clarinete; b) uma ferramenta pedagógica que contemple a introdução de novas estratégias. A base de criação do manual é fruto da investigação, reflexão e experiência enquanto professor, fundamentada pela análise a manuais teóricos e práticos de clarinete, e da auscultação junto de outros profissionais da área. O processo de criação do manual operacionalizou-se em seis etapas: i) pesquisa, análise e investigação sobre os pontos fortes e lacunas de manuais; ii) seleção dos conceitos a inserir no manual; iii) escolha das peças; iv) preparação da estrutura de cada unidade; v) composição dos estudos para o campo técnico; vi) sequência dos conteúdos por unidade. O manual foi implementado em várias escolas e contou com uma análise e discussão reflexivas, sustentadas nos comentários e sugestões dos participantes. Através deste projeto é possível evidenciar lacunas nos manuais analisados, como: i) a inexistência de um manual escrito em português; ii) a utilização de temas tradicionais estrangeiros em detrimento de peças da cultura portuguesa; iii) a necessidade de uma abordagem ao clarinete mais eficiente; iv) uma maior sistematização da sequência de conteúdos e competências. Tendo em vista a colmatação de tais lacunas, o manual proposto intende constituir uma ferramenta alternativa aos manuais existentes.
Clarinet teaching is a component of the vocational art of music education in Portugal, and constitutes the pillar of this master’s project. The objective is to create and implement a scholarly resource for beginning students of clarinet based on my own experience as a teacher, which fills certain gaps in the methods currently used. Through this document, I aim to provide teachers with a foundation for clarinet lessons, and offer a tool that introduces new pedagogical strategies. This dissertation was realized in six steps: i) research, analysis and study of the strengths and weaknesses of methods, ii) selection of concepts to be included in the project, iii) choice of pieces, iv) preparation of the structure of each unit, v) composition of the studies for the technical field, and vi) the sequence of content per unit. It is a result of my research, reflections, and experience as a teacher, grounded by my analysis of theoretical and practical methods, and the consultation with professionals in the field. My method was implemented in several schools, and featured a reflective analysis and discussion supported by comments and suggestions of the participants. This project has made it possible to highlight gaps in the methods analysed. Examples of such are: i) the lack of a manual written in Portuguese, ii) the use of traditional foreign themes rather than pieces of Portuguese culture, iii) the need for an approach to the clarinet more efficient, and iv) a better systematization of the sequence of content and skills. With the goal of eliminating these gaps, the proposed project intends to be an alternative tool to the existing methods.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27442
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SergioSilva.pdf858.2 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.