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http://hdl.handle.net/10773/27438
Title: | Música de câmara para instrumentos de sopro: aplicação de estratégias educativas ao nível da iniciação no ensino não formal |
Author: | Barroca, Mariana Sofia Dias |
Advisor: | Santana, Helena |
Keywords: | Música de câmara Instrumentos de sopros Iniciação musical Ensino não formal Estratégia educacional |
Defense Date: | 3-Jun-2019 |
Abstract: | O presente relatório, referente à Prática de Ensino Supervisionada do 2o ano do curso de Mestrado em Ensino da Música da Universidade de Aveiro, integra duas partes distintas. A primeira parte é referente ao projeto educativo, particularmente a iniciação à música de câmara num contexto de ensino não formal, realizado no decorrer de cinco meses, com a participação de nove alunos dos instrumentos de saxofone, flauta, trompete, clarinete e trompa na Sociedade Filarmónica Silvarense. Esta investigação centrou-se na análise comportamental dos alunos perante a inclusão de práticas de conjunto no decorrer do seu currículo de estudos e a aplicação de exercícios e estratégias que promovam o desenvolvimento e aquisição de competências musicais. O projeto engloba uma vertente social com a exaltação de princípios de respeito e valorização pelo outro e uma vertente musical que visa a melhoria do estudante enquanto músico e performer. A segunda parte, relata a Prática de Ensino Supervisionada decorrida no ano letivo 2018/ 2019 no Conservatório de Música da Jobra, com a respetiva contextualização e descrição da prática educativa This report, with referring to the Supervised Teaching Practice from the second year of the Master’s Degree in Music Education at the University of Aveiro, consists of two distinct parts. The first part refers to the educational project, particularly the initiation to chamber music in a non- formal education context, performed over five months, with the participation of nine students of saxophone, flute, trumpet, clarinet and horn instruments at the Philharmonic Silvarense Society. This research focused on the analysis of the students throughout the course of their curriculum, not only when faced with the inclusion of join practices but also through the application of exercises and strategies in which the development and acquisition of musical skills was promoted. The project encompasses the social aspect, with a focus on principles of respect and appreciation for others; as well as the musical aspect, which is aimed at improving the student both as a musician and a performer. The second part refers to a report on the Supervised Teaching Practice used during the 2018/2019 school year at the Music Conservatory of JOBRA, specifically in regard to its contextualization and description of the educational practice |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/27438 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
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