Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27433
Title: Estratégias de consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior no contexto da improvisação aplicadas à guitarra jazz
Author: Ribeiro, Mauro Joaquim Torres
Advisor: Figueiredo, Luís Alberto Cordeiro de
Keywords: Improvisação
Modos da escala maior
Guitarra jazz
Metodologia
Defense Date: 7-Jun-2019
Abstract: Improvisação. Este é o termo que simultaneamente torna o jazz único, irreverente e desafiante, e por outro lado constitui um pretexto para a procura de uma metodologia eficaz no contexto letivo. Capacitar um aluno de ferramentas técnicas e teóricas, estimulando em simultâneo as suas capacidades criativas, constitui uma dança metodológica cujo resultado se deve refletir na independência e destreza do executante. O desenvolvimento de estratégias que permitam ao aluno assimilar os conteúdos lecionados e posterior integração com outras estruturas técnicas e cognitivas é um processo contínuo e que deve passar muitas vezes pelo estudo de metodologias de outros docentes. Nem sempre a exploração metodológica se deve resumir a um caminho singular, mas resultar duma amálgama de diferentes processos oriundos de fontes distintas. O presente trabalho advém de uma recolha de diferentes estratégias metodológicas do ensino da improvisação no jazz modal aplicadas à guitarra jazz. Propõe-se aqui que essas estratégias permitem em particular a consolidação da aprendizagem dos modos da escala maior. Este trabalho consiste, assim, no estudo de diferentes metodologias e posterior recolha e integração de estratégias, com o objetivo de desenvolver um método único e eficaz
Improvisation. This is the term that simultaneously makes the jazz unique, irreverent and challenging, and on the other constitutes a pretext for the research of an effective methodology in the school context. To enable a student of technical and theoretical tools, simultaneously stimulating his creative abilities, constitutes a methodological dance whose result must be reflected in the independence and dexterity of the performer. The development of strategies, which allow the student to assimilate the contents taught and later cast with other technical and cognitive structures, is a continuous process and that must often pass through the study of methodologies of other teachers. Not always the methodological exploration should be summarized in a singular path, but be the result of an amalgamation of different processes from different sources. The present work comes from a collection of different methodological strategies of the improvisation teaching in the modal jazz applied to jazz guitar. It proposed here that those strategies allow in particular the consolidation of the learning of the major scale modes. Therefore, this study is a study and gathering of different methodologies, and integration of strategies, with the goal of developing a unique and effective method
URI: http://hdl.handle.net/10773/27433
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf15.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.