Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27078
Title: Efeitos do Programa de Estimulação de Consciência Fonológica para o português europeu
Author: Figueiredo, Joana Patrícia Silva
Advisor: Valente, Ana Rita dos Santos
Lousada, Marisa Lobo
Keywords: Consciência fonológica
Pré-escolar
Programas de intervenção
Terapia da fala
Defense Date: 15-Jul-2019
Abstract: Em Portugal são escassos os programas de estimulação de consciência fonológica (CF) que sejam testados e validados para crianças do pré-escolar. Recentemente foi desenvolvido e validado o Programa de Estimulação de Consciência Fonológica (PECF). O PECF tem como objetivo promover o desenvolvimento da consciência fonológica em crianças de idade pré-escolar ou no início de idade escolar. Pode ser utilizado por diversos profissionais, tais como terapeutas da fala, educadores de infância, professores e psicólogos. É composto por uma versão papel e uma versão digital. O PECF inclui diversas atividades organizadas em 3 níveis de CF, abordando a consciência silábica, a consciência intrassilábica e a consciência segmental. O presente estudo pretende analisar os efeitos do PECF - versão papel em crianças na faixa etária dos 4 aos 6 anos com desenvolvimento linguístico típico. Foram selecionadas para este estudo 44 crianças, sendo 19 do grupo controlo e 25 do grupo experimental. As 25 crianças do grupo experimental usufruíram do programa durante 13 semanas, com sessões semanais de 45 minutos de duração. As medidas de resultados de CF (totais das provas de segmentação silábica, identificação da sílaba inicial, omissão da sílaba inicial, segmentação intrassilábica, segmentação fonémica e síntese fonémica) foram obtidas nos momentos de pré e pós implementação do PECF. Após 13 semanas, o grupo experimental mostrou melhorias estatisticamente significativas comparativamente ao grupo de controlo. O PECF mostrou-se eficaz no desenvolvimento das competências de CF das crianças, com evidência para a utilização deste programa na promoção da CF em crianças de idade pré-escolar.
In Portugal there are few phonological awareness training programmes that are validated for preschool children. Recently, the Phonological Awareness Stimulation Program (PECF) was developed and validated. This programme aims to promote the development of phonological awareness in preschool aged children. It can be used by several professionals, such as speech and language therapists, kindergarten teachers, and psychologists. It consists of a tabletop version and a digital version. The PECF includes different activities organized in three levels of phonological awareness, addressing syllabic awareness, intra-syllabic awareness and segmental awareness. The present study aims to analyse the effectiveness of the tabletop version of the PECF in children aged 4 to 6 years with typical language development. Forty-four children were selected, 19 for the control group and 25 for the experimental group. Twenty-five children of the experimental group received the programme during 13 weekly sessions of 45-min duration. The outcome measures of phonological awareness ability (syllable segmentation, identification of the initial syllable, omission of the initial syllable, intra-syllabic segmentation, phonemic segmentation and phonemic synthesis) were taken before and after the implementation of the programme. After 13 weeks, the experimental group showed significant improvements in phonological awareness compared to the control group. The PECF seems to be effective in the development of children's phonological awareness skills, providing clinical evidence for the use of this programme to promote phonological awareness in preschool aged children.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27078
Appears in Collections:ESSUA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf503.94 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.