Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/27054
Title: Desenvolvimento e validação de um programa de intervenção em competências pragmáticas para crianças em idade pré-escolar
Author: Pereira, Tatiana Inês Rodrigues
Advisor: Ramalho, Ana Margarida Monteiro Cortes
Lousada, Marisa Lobo
Keywords: Intervenção
Competências pragmáticas
Pré-escolar
Defense Date: 12-Jul-2019
Abstract: Enquadramento: Na prática clínica, o Terapeuta da Fala (TF) pode recorrer a diversos programas de intervenção, consoante a patologia, o perfil linguístico e as características individuais da criança em causa. Contudo, para intervir nas alterações do domínio pragmático, a nível nacional, não se conhecem, até ao momento, programas de intervenção validados para crianças em idade pré-escolar, o que condiciona a atuação do TF quanto à Prática Baseada na Evidência (PBE) científica. Objetivos: O presente estudo propõe-se desenvolver e validar um Programa de Intervenção em Competências Pragmáticas (PICP), destinado a crianças em idade pré-escolar, com alterações no domínio pragmático. Metodologia: O estudo decorreu em duas fases: na Fase 1 procedeu-se ao desenvolvimento do PICP; na Fase 2 foi realizada a validação de conteúdo, através de um Painel de Peritos (PP) (Fase 2.1) e de um Estudo Piloto de Aceitabilidade (Fase 2.2). O estudo de validade de conteúdo desenvolvido caracteriza-se, simultaneamente, como um estudo exploratório, de natureza transversal e descritiva, com uma amostragem não probabilística por conveniência. O PP (n=8), composto por Terapeutas da Fala (TFs), validou o conteúdo do PICP no que respeita à clareza e pertinência prática. Nesta fase (2.1), a recolha de dados foi efetuada através de dois questionários: A – Caracterização Sociodemográfica do PP; B – Análise de Conteúdo. A validade de conteúdo foi calculada através do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). No Estudo Piloto de Aceitabilidade participaram 10 crianças em idade pré-escolar, com desenvolvimento linguístico típico e falantes nativas de Português Europeu (PE). Nesta fase (2.2), a recolha de dados foi, analogamente, efetuada através de dois questionários, que visavam, respetivamente, a caracterização sociodemográfica dos participantes e a determinação da aceitabilidade do PICP. Os dados foram estudados à luz da estatística descritiva. Resultados: Os resultados obtidos no PP demonstram uma concordância total entre os membros que integram o painel, tendo-se alcançado um IVC de 1. Relativamente ao Estudo Piloto de Aceitabilidade, todas as crianças (100%; n=10) gostaram de participar, compreenderam as instruções fornecidas, prezavam continuar e ambicionavam repetir a aplicação do programa. Noventa por cento (n=9) das crianças referiram ter apreciado a realização de todas as atividades. Conclusão: Conclui-se, assim, que o PICP apresenta validade de conteúdo, bem como boas características de aceitabilidade, para crianças em idade pré-escolar com desenvolvimento linguístico típico. Estudos futuros deverão analisar a eficácia do PICP num grupo de crianças com alterações no domínio pragmático.
Background: In clinical practice, the Speech and Language Therapist (SLT) can use a variety of intervention approaches, depending on the pathology, linguistic profile and individual characteristics of the child concerned. Regarding the pragmatic domain, in Portugal, no intervention programs were found, targeted preschool children and validated, which influence the performance of SLT regarding the scientific Evidence-Based Practice (EBP). Aim: The current study proposes to develop and validate an Pragmatic Intervention Program, targeting preschool children with pragmatic difficulties. Methods: Following the development of the Pragmatic Intervention Program (Phase 1), content validation (Phase 2) was carried out through an Expert Panel (EP) (Phase 2.1) and a Pilot Acceptability Study (Phase 2.2). The content validation study developed is simultaneously characterized as exploratory, cross-sectional and descriptive, with a convenience non-probabilistic sampling. The EP (n=8), composed by Speech and Language Therapists (SLTs), validated the content of the Pragmatic Intervention Program in terms of clarity and practical relevance. In this phase (2.1), the data collection was carried out through two questionnaires: A – Sociodemographic Characterization of EP; B – Content Analysis. The content validity was calculated using the Content Validity Index (CVI). For the Pilot Acceptability Study, 10 preschool children with typical language development and native speakers of EP were recruited. In this phase (2.2), the data collection was also carried out through two questionnaires, one for sociodemographic characterization of the participants and the other one to analyse the acceptability of Pragmatic Intervention Program. Descriptive statistics was used to analyse the data. Results: The results obtained showed a total agreement among the members of EP, with a CVI of 1. Regarding the Pilot Acceptability Study, all the children (100%; n=10) enjoyed to participate, understood the instructions provided, showed willingness to continue and hoped to repeat the program activities. Ninety percent (n=9) of the children reported that enjoyed all the activities. Conclusions: It is possible to conclude that Pragmatic Intervention Program presents content validity as well as good characteristics of acceptability for preschool children with typical language development. Future research should analyse the effectiveness of Pragmatic Intervention Program in a group of children with pragmatic difficulties.
URI: http://hdl.handle.net/10773/27054
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
ESSUA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf947.19 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.