Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26973
Title: Crianças alunas e trabalhadoras: estudo no Bairro 5 de Abril, cidade de Moçãmedes
Author: Canjeque, Albana de Séfora Madalena Calovela
Advisor: Madeira, Rosa Lúcia de Almeida Leite Castro
Keywords: Infância
Infancias
Direitos da criança
Participação
Educação
Trabalho infantil
Defense Date: 11-Dec-2018
Abstract: O presente trabalho relata um projeto de investigação participativa que foi desenvolvido com um grupo de Crianças do Bairro 5 de Abril, na Cidade de Moçâmedes, com o objetivo de compreender como a infância é vivida por Meninos e Meninas que têm que desempenhar o papel de filhas, alunas e de trabalhadoras, no dia a dia, entre a casa, a escola, o mercado e a comunidade. Para responder a este objetivo as crianças foram convidadas a participar, como investigadoras-atoras ou como jornalistas, num percurso que foi sendo construído com o investigador adulto que, partindo de entrevistas abertas, realizadas em pequenos grupos foi identificando temas geradores de novas conversas, que foram sendo aprofundadas em grande grupo, com o suporte algumas ferramentas de mapeamento de relações e de interesses de participação. Depois de situar cada criança, do ponto de vista da posição social da sua família e da sua própria posição na frartria, procurou-se analisar as condições que levaram algumas famílias a consentir e a naturalizar a participação das crianças no mundo da produção. O estudo mostra como o trabalho das crianças, vivido como ajuda familiar, surge para muitas destas famílias como resposta a necessidade de sobrevivência de famílias monoparentais e numerosas, passando este trabalho, a ser visto pelos adultos e pelas próprias crianças, como uma oportunidade social, sem se ter em conta o prejuízo causado numa trajetória escolar que parecia não prometer a mobilidade social. O projeto-processo é narrado em quarto fases, em que o envolvimento progressivo das crianças nas conversas e produção de conhecimento sobre as famílias, escolas e as amizades, culmina na realização de uma exposição pública, com a qual o grupo pretendeu suscitar a reflexão de adultos e crianças da comunidade sobre o direito de todas as crianças a infância e a educação
This paper reports on a participatory research project that was developed with a group of Children of Barrio 5 de Abril, in the City of Moçâmedes, in order to understand how childhood is experienced by boys. and Girls who have to play the role of daughters, students and working women, in the day to day, between the house, the school, the market and the community .. In order to respond to this objective, the children were invited to participate as researcher or journalists, in a course that was built with the adult researcher who, starting from open interviews, carried out in small groups, identified topics generating new conversations that were being deepened in a large group, with the support of some mapping tools of relations and participation interests. After locating each child, from the point of view of the social position of their family and their own position in the region, it was sought to analyze the conditions that led some families to consent and to naturalize the participation of children in the world of production. The study shows how the work of children, lived as family aid, arises for many of these families as a response to the need for survival of single parents and numerous families, and this work, to be seen by adults and children as a social opportunity, without taking into account the damage caused in a school trajectory that did not seem to promise social mobility. The project-process is narrated in four phases, in which the children's progressive involvement in the conversations and production of knowledge about families, schools and friendships, culminates in a public exhibition, with which the group intended to elicit the reflection of adults and children of the community on the right of all children to childhood and education
URI: http://hdl.handle.net/10773/26973
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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