Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26972
Title: Contributo do projeto Fénix no combate ao insucesso escolar: um estudo de caso
Author: Carmo, Edite Maria Silva do
Advisor: Gonçalves, Maria Manuela Bento
Keywords: Políticas educativas
Insucesso escolar
Inovação pedagógica
Projeto Fénix
Defense Date: 11-Dec-2018
Abstract: A problemática do insucesso escolar tem ocupado um lugar central nas políticas educativas nacionais. Este paradigma nasceu da vontade de democratização do ensino e da inadequação da resposta da Escola perante um público demasiado heterogéneo. À luz das solicitações cada mais prementes de uma sociedade em plena evolução tecnológica, a Escola teve de se reajustar e encontrar soluções na promoção do sucesso escolar de todos os seus alunos, numa perspetiva democrática e de equidade em educação. O presente trabalho aborda um estudo de caso de um Agrupamento de Escolas que procurou, através da implementação do Projeto Fénix, reverter um quadro de insucesso escolar. Foca, em particular, o caso de uma Escola Básica do 1ºciclo, que passou de escola de insucesso a escola de sucesso. Pretende perceber a sua trajetória e o contributo do Projeto Fénix na promoção do sucesso escolar, a nível da organização pedagógica e na perspetiva dos vários agentes educativos envolvidos, bem como dos alunos do 4º ano de escolaridade, que iniciaram a metodologia, aquando da sua implementação no agrupamento. Optou-se por uma metodologia de investigação preponderantemente qualitativa, operacionalizada através da aplicação de entrevistas (aos agentes educativos) e de um inquérito (aos alunos), e recorrendo à análise documental dos documentos oficiais e estruturais do Agrupamento de Escolas. O estudo permitiu perceber que a aplicação de um projeto que se baseia principalmente na redefinição de práticas pedagógicas, na diferenciação pedagógica e no modelo de agrupamento de alunos, contribuiu para a melhoria das aprendizagens dos alunos com baixo rendimento escolar, recorrendo aos recursos existentes na escola
The problem of school failure has taken a major role in national educational policies. This paradigm is based on the wish to democratize teaching and on the school´s lack of response when dealing with a very heterogeneous public. Considering the social increasing demands as far as technological evolvement is concerned, school had to adjust itself and find solutions to promote the success of all its students on a democratic and educational basis. The present work approaches a case study of a School Grouping that aimed to put an end to scholar failure through the implementation of the Fenix Project. It focuses mainly on the case of a primary school, which was changed from the failure school to successful school. This work, thus, intends both to analyze/ understand the school´s strategies and to explain how the Fenix Project promoted academic success, at a pedagogical level, viewed by the various educational agents involved, as well by the students of the 4th grade, who initiated the methodology when it was implemented in the School Grouping. It was chosen a preponderantly qualitative research methodology, based on interviews (given by educational agents) and a questionnaire (answered by the students). Official and structuring documents of the School Grouping were also considered. This study allowed us to perceive how the usage of a project, whose roots are mainly linked to the redefinition of pedagogical practices and pedagogical differentiation on a grouping model, managed to overcome academic failure of weaker students by using only the school´s lecturers
URI: http://hdl.handle.net/10773/26972
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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