Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26968
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCabrita, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorSilva, Sara Cristina Coelho dapt_PT
dc.date.accessioned2019-11-18T10:27:11Z-
dc.date.available2019-11-18T10:27:11Z-
dc.date.issued2018-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/26968-
dc.description.abstractNum mundo globalizado e competitivo em constante mudança e sujeito a diversos desafios, a aprendizagem da matemática pode, como ciência também do raciocínio lógico, ajudar a solucionar os problemas do nosso dia-a-dia. É na educação pré-escolar que se encontra o momento mais propício para se começar a desenvolver o pensamento lógico-matemático, na medida em que é nesta fase que há maior abertura, flexibilidade, curiosidade, criatividade e descoberta por parte da criança. A classificação e a seriação são processos estruturantes e, por isso, o seu desenvolvimento constitui-se uma etapa fundamental do pré-escolar principalmente se apoiado por materiais manipuláveis que favoreçam a aprendizagem. Assim, foi concebida e, posteriormente, implementada e a avaliada uma sequência didática numa turma de pré-escolar do distrito de Aveiro focada naqueles tópicos matemáticos e em materiais manipuláveis. O estudo qualitativo envolveu quatro crianças tendo sido utilizada a observação e a compilação documental e como técnicas de recolha de dados. Estes foram sujeitos a análise categorial de conteúdo. Foi possível concluir que a maioria das crianças conseguiu construir e mobilizar conhecimento relativo, quer à seriação quer à classificação. Porém, constatou-se que algumas crianças tiveram dificuldade na identificação dos critérios subjacentes a determinados agrupamentos e das propriedades presentes nos conjuntospt_PT
dc.description.abstractIn a globalized and competitive world, in constant change and prone to several challenges, mathematical learning can, as science in logical though, as a logical science help to solve everyday problems. The best moment to develop the logical-mathematical thought is in pre-school, because there's more disposition, flexibility, curiosity, creativity and discovery in a child's life. Classification and distribution are structural processes, therefore, it's development is an important stage in pre-school learning, mainly suported by objects that favor learning. So, it was conceived, implemented and evaluated a learning sequence in a pre-school class at Aveiro's district, focused on mathematical subjects and shapeshifting objects. The evaluation envolved four children, using a observation and documental compilation such as data collect techniques. These were subjected target to categorial content analysis. It was concluded that most children were able to build and mobilize relative knowledge in sequencing and classification as well. Still, some children had difficulties in identifying methods relative to specific conglomerates and properties presented in setspt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectClassificaçãopt_PT
dc.subjectSeriaçãopt_PT
dc.subjectMateriais manipuláveispt_PT
dc.subjectPensamento lógico-matemáticopt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.titleClassificação e seriação na educação de infância com recurso a materiais manipuláveispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt_PT
dc.description.masterMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1º Ciclo do Ensino Básicopt_PT
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf5.7 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.