Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26877
Title: Mapeamento e melhoria de processos no Departamento de Investigação e Desenvolvimento da Continental Mabor
Author: Gomes, José Pedro Faria
Advisor: Lopes, Rui Jorge Ferreira Soares Borges
Keywords: Mapeamento de processos
BPMN
Medição de Tempos
Standardização
Lean
Defense Date: 2019
Abstract: No mercado atual é fundamental as empresas adotarem estratégias por forma a possibilitar a melhoria dos métodos utilizados pelas mesmas. Uma das estratégias utilizadas com essa finalidade é a standardização de processos. Com a crescente importância das Tecnologias da Informação no desenvolvimento das tarefas diárias nas empresas, tornou-se vital organizar o fluxo de informação de forma simples e clara, de fácil acesso e percetível para todos os envolvidos no processo. Desta forma, mecanismos de retenção de informação, como a documentação de processos assumem um papel fundamental na organização do fluxo de informação. Com esta finalidade, BPMN foi adotado devido à sua valia como ferramenta para mapear processos. Por outro lado, Lean é uma filosofia que se foca na redução de desperdícios e, com a sua aplicação pretendia-se a eliminação de atividades que não acrescentam valor, bem como redundâncias associadas aos processos. Neste documento foram combinados os benefícios da implementação de BPMN combinado com Lean num departamento de Investigação e Desenvolvimento e da importância de alcançar a standardização e a documentação de processos bem como a disponibilização de forma simples e clara da informação necessária para o trabalho desenvolvido nesse departamento. Para além disso, foi efetuada a medição de tempos dos processos em estudo, por forma a obter a capacidade do departamento. Deste modo, foram sendo realizadas reuniões com a equipa do departamento ao longo do projeto com o objetivo de validação da informação. No final, foram realizados questionários e desenvolvidos testes de hipóteses por forma a avaliar o trabalho desenvolvido.
In today’s market, it’s essential that companies adopt strategies, in order to be able to improve the methods used by them. One of the adopted strategies for this purpose is process standardization. With the growing influence of Information Technology in the development of daily tasks in companies, it’s crucial to organize the information flow in a simple and clear way, easy to access and perceptible to all involved in the process. This way, information retention mechanisms, such as process documentation takes an important role in the organization of information flow. With this purpose, BPMN was adopted due to its value as a tool to map processes. Meanwhile, Lean is a philosophy that focuses on waste reduction and with its application was intended to eliminate activities that doesn’t add value, as well as redundancies associated with the processes. In this document, will be studied the benefits of implementing BPMN combined with Lean in a Research and Development department, and the importance of achieving standardization and process documentation. As well as the provision of a simple and clear way the needed information for the work developed under the department. On the other hand, time measurements should be carried out to determinate the capacity of the department. This way, meetings with department team were held throughout the project to validate the information. Finally, questionnaires were carried out and hypothesis tests were developed in order to evaluate the work developed.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26877
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
José Pedro Faria Gomes_.pdf2.19 MBAdobe PDFembargoedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.