Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26867
Title: A valorização da diversidade cultural como elemento potenciador da aprendizagem integrada e contextualizada
Author: Pintor, Ana Patrícia da Cruz
Advisor: Fonseca, Dora
Keywords: Multiculturalismo
Diversidade cultural
Educação
Defense Date: 28-Jun-2018
Abstract: A existência de diversas culturas faz-se sentir cada vez mais nos contextos escolares. As crianças acabam por estar imersas num ambiente diversificado a nível linguístico e cultural e, por conseguinte, existe uma necessidade de sensibiliza-los para uma educação que respeite e valorize a diversidade linguística e cultural, trabalhando a educação para atitudes e valores. Desta forma, o presente relatório de estágio pretende mostrar a importância da valorização da diversidade cultural e como através da mesma é possível trabalhar de forma integrada e contextualizada. Para o efeito, foi desenvolvido um projeto de estudo de caso com crianças do pré-escolar, a partir de uma questão de investigação: A diversidade cultural, em contexto escolar, pode constituir uma mais valia para uma aprendizagem integrada e contextualizada? Tendo em conta os objetivos definidos, apresentamos as conclusões do estudo fazendo uma leitura dos resultados à luz do quadro político-legal e do quadro teórico. Em termos gerais podemos afirmar que os atores entrevistados consideram a diversidade cultural como uma mais valia para uma aprendizagem integrada e contextualizada. Por fim, apresentamos o nosso projeto de intervenção que é suportado pela abordagem teórica que privilegiamos, pelo enquadramento legal atual e pelo estudo empírico realizado no contexto de educação de infância. O projeto de intervenção constitui uma estratégia global de ação onde é privilegiada a valorização da diversidade cultural
This report is part of the professional internship of the Masters in Pre-primary and Primary Education at University of Aveiro during the academic year 2017/2018 and intends to disseminate the study and pedagogical intervention in a context of childhood education. The report on the theme "The valuation of cultural diversity as an enhancer of learning in an integrated and contextualized way". The present work intends to show the importance of the valorization of the cultural diversity and how through it it is possible to work in an integrated and contextualized way. To this end, a case study project was developed with pre-school children, where it had as a research question: Can cultural diversity, in a school context, be an asset for integrated and contextualized learning? Taking into account the defined objectives, we present the conclusions of the study by reading the results in light of the political-legal framework and the theoretical framework. In general terms, we can say that the interviewed actors consider cultural diversity as an added value for integrated and contextualized learning. Finally, we present our project of intervention that is supported by the theoretical approach that we privilege, by the current legal framework and by the empirical study carried out in the context of childhood education. The intervention project constitutes a global strategy of action where the valuation of cultural diversity is privileged
URI: http://hdl.handle.net/10773/26867
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf6.01 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.