Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26863
Title: TIC-TAC: tecnologias de informação e comunicação como trampolim para a aprendizagem de ciências
Author: Rodrigues, Fátima Daniela Marques
Advisor: Rodrigues, Ana Alexandra Valente
Keywords: Educação em ciências no 1.º CEB
Tecnologias de informação e comunicação
Recursos educativos digitais
Orientação CTS
Literacia científica
Avaliação de aprendizagens
Sequência didática
Defense Date: 19-Dec-2018
Abstract: O presente relatório final de estágio apresenta um projeto de intervenção-investigação que consistiu na conceção, planificação, implementação e avaliação de uma sequência didática, focada na utilização das tecnologias de informação e comunicação no ensino e aprendizagem das ciências, desenvolvido com uma turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O projeto teve como objetivos: a) Desenvolver uma sequência didática para crianças do 1.º ano de escolaridade que promova a exploração das TIC de suporte ao ensino e aprendizagem das ciências; b) Averiguar os efeitos dessa sequência didática nas aprendizagens das crianças sobre temas de ciências; c) Averiguar as potencialidades da sequência didática TIC-TAC enquanto estratégia didática para o ensino das ciências e para a participação dos Encarregados de Educação e/ou pais; d) Avaliar o efeito do projeto de intervenção-investigação no desenvolvimento profissional, pessoal e social da professora estagiária-investigadora. O projeto foi desenvolvido tendo por base a educação em ciências com orientação CTS, a literacia científica, a educação em ciências em contextos formais, não formais e informais, a educação e o ensino formal em ciências, a avaliação de e para as aprendizagens e as orientações teóricas sobre as TIC na educação em ciências. As atividades da sequência didática contemplam diversificadas tipologias de atividades práticas com o recurso às TIC, implementadas em várias estratégias de ensino: contextualização da atividade, registo das ideias prévias, registo de dados, consolidação da temática e monitorização das aprendizagens. Este projeto tem caraterísticas de uma investigação-ação, assim, utilizaram-se técnicas de recolha de dados, como o inquérito por entrevista, inquérito por questionário, observação e compilação documental. Os dados obtidos foram analisados tendo por base a técnica da análise de conteúdo, em que se verificou o impacte do projeto nas aprendizagens das crianças, na perceção das crianças sobre a utilização que fizeram das TIC, no grau de satisfação das crianças, na participação dos encarregados de educação e no desenvolvimento profissional da professora estagiária-investigadora. A análise dos dados indica que a utilização das TIC no ensino apresenta um conjunto de vantagens, revelando efeitos positivos no desenvolvimento das crianças. O projeto contribuiu para o desenvolvimento das aprendizagens, nomeadamente, conhecimentos, capacidades, atitudes e valores, e para o entusiasmo e motivação das crianças. Além disso, a participação dos encarregados de educação no percurso escolar contribuiu, também, para o envolvimento das crianças nas atividades. Este projeto permitiu que a professora estagiária-investigadora desenvolvesse competências pessoais, profissionais e sociais, contribuindo para o desenvolvimento de competências a nível de conhecimentos científicos e tecnológicos
This final internship report presents an intervention-research project that consisted in the design, planning, implementation and evaluation of a didactic sequence, focused on the use of information and communication technologies, in science teaching and learning, developed in primary school. The objectives of the project were: a) To develop a didactic sequence for children in primary school (6 years old) that promotes the exploration of ICT in support of science teaching and learning; b) To investigate the effects of this didactic sequence on children's learning on science subjects; c) To investigate the potentialities of the TIC-TAC didactic sequence as a didactic strategy for the teaching of sciences and for the involvement of the Teachers and / or parents; d) To evaluate the effect of the intervention-research project on the professional, personal and social development of the trainee-researcher teacher. The project was developed based on science education with CTS orientation, scientific literacy, science education in formal, non-formal and informal contexts, education and formal education in sciences, evaluation of and for learning and theoretical orientations of ICT in science education. The activities of the didactic sequence include diversified typologies of practical activities with the use of ICT, implemented in various teaching strategies: contextualization of the activity, previous ideas, data recording, consolidation of the thematic and monitoring of learning. This project has characteristics of an investigation-action, that way techniques of data collection were used, such as the interview inquiry, questionnaire inquiry, observation and document compilation. The data was analysed based on the technique of content analysis, which verified the impact of the project on the children's learning, the children's perception of their use of ICT, the degree of child satisfaction, the participation of the children´s tutors and in the professional development of the trainee-researcher teacher. Data analysis indicates that the use of ICT in education has a number of advantages, showing positive effects on children's development. The project seems to have contributed to the development of learning, such as, knowledge, skills, attitudes, values, and to the enthusiasm and motivation of children. In addition, the involvement of parents in the school environment also contributed to the involvement of children in the activities. This project allowed the trainee-researcher to develop personal, professional and social skills, contributing to the development of skills in scientific and technological knowledge
URI: http://hdl.handle.net/10773/26863
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Documento.pdf26.15 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.