Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26815
Title: Estudo da eficiência energética de edifícios escolares do 1º ciclo
Author: Fernandes, Bernardo Alexandre da Mota Veiga
Advisor: Martins, Nelson Amadeu Dias
Keywords: Eficiência energética
Energia
Escolas
Designbuilder®
Poupança
Melhoria
Simulação
Consumo
Clima
Iluminação
Aquecimento
Combustível
Pegada ecológica
LED
Comportamentos
País
Concurso
Defense Date: 2018
Abstract: Em Viseu a maioria das escolas são antigas, por vezes mal isoladas e, desde a sua construção, não sofreram remodelações, tendo atualmente muitas perdas energéticas. Nesse sentido, este estágio procura dar resposta a possíveis melhorias. Numa fase inicial, dividiram-se as 45 escolas primárias em 6 categorias, de acordo com, por exemplo, os materiais das estruturas e número de salas interiores. Recorrendo ao software Designbuilder®, explorou-se a introdução de isolamentos, mudança das lâmpadas e envidraçados, uso de pellets como fonte de energia para as caldeiras e implementação de painéis fotovoltaicos para autoconsumo. Para que seja possível implementar estas estratégias, será necessário um investimento inicial de 650.000 €, sendo que este valor contempla também os gastos associados à manutenção para 25 anos. De acordo com os cálculos efetuados, será possível obter anualmente um lucro de 150.000 €, uma poupança energética de 64,7 tep e poupança ambiental de 217,7 toneladas de CO2. Além disso, os dados sugerem que as medidas supramencionadas conduzem a uma redução na fatura energética de 16,2 % do parque escolar e de 1,28 % do Município. Por último, estas medidas conduzem a uma taxa interna de rentabilidade (TIR) de 23 %, um valor atual líquido (VAL) de 2.561.487,96 €, uma poupança energética de 1.617,5 tep e ambiental de 5.442,5 ton de CO2, para um período de 25 anos. É de salientar que uma percentagem do lucro obtido deverá ser investida num concurso anual, que pretende estimular as medidas comportamentais das escolas no sentido de reduzirem os seus gastos energéticos. Esta iniciativa permitirá desenvolver e aumentar o espírito de eficiência energética na comunidade escolar e na sociedade envolvente. Além disso, a Câmara será responsável por investir outra percentagem do lucro em medidas de eficiência energética semelhantes a estas noutros edifícios municipais, tais como museus e complexos desportivos. Propõe-se ainda que seja elaborado um contrato de performance de energia entre a Galp e a Câmara. Em síntese, este estágio permitiu obter resultados de eficiência energética para as 45 escolas de Viseu, unicamente a partir de 6 tipos de escolas. Foi ainda possível extrapolar os resultados obtidos para o país, assumindo que as escolas nacionais se enquadram num dos 6 tipos de escolas definidas no presente relatório. Os resultados obtidos irão permitir otimizar valores da poupança energética, ambiental e financeira das escolas.
In Viseu the majority of the schools are old, sometimes poorly isolated and, since their construction, they did not have improvements and, nowadays have significant energetic losses. Therefore, this internship aims to achieve possible improvements. During the initial stage, the 45 elementary schools from Viseu were divided into 6 categories, according, for example, to the materials of the structures or number of inner rooms. Through the Designbuilder® software, several attempts were explored, covering the introduction of isolating materials, change of lamps and glasses, use of pellets as energy source to boilers and introduction of photovoltaic panels. In order to make these measurements possible, it will be required an initial investment of 650 thousand euros, which also covers maintenance expenses for 25 years. According to the performed calculations, it will be possible to achieve a yearly profit of 150 thousand euros, an energetic saving of 64.7 tep and environmental saving of 217.7 tons of CO2. Furthermore, there will be a reduction of 16.2% in the scholar park invoice and 1.28% in the total invoice from the city. Last, these measurements lead to a TIR value of 23%, a VAL of 2,561,487.96 €, an energetic saving of 1,617.5 tep and environmental saving of 5,442.5 ton of CO2 for a period of 25 years. From this profit, a certain percentage will be attributed in a year-contest that aims to stimulate the measurements related to the human behavior inside the schools, so that the school community can reduce their energetic expenses. This will develop and increase the spirit of energetic efficiency among the scholar community and surrounding community. The City hall will be given another percentage of the profit, which will allow the development of similar energy efficiency actions by the City hall to other city buildings, such as museums and Sport centers Furthermore, it is proposed to develop an energy performance contract between Galp and the City hall. As a summary, only with 6 types of schools it was possible to obtain result for 45 schools from Viseu. It was also possible to extrapolate the results to all of the country, given that each school must belong to one of the 6 types defined throughout this report. The obtained values will allow to optimize the values of energetic, environmental and financial savings of the studied schools.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26815
Appears in Collections:DEM - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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