Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/26804
Title: O mercado vegetariano e vegano em Portugal: uma abordagem integrada
Author: Martins, Tatiana Rodrigues
Advisor: Vale, Vera Teixeira
Keywords: Vegetarianismo
Veganismo
Identidade
Motivação
Atitudes
Convicção
Benefícios
Barreiras
Bem-estar animal
Saúde
Sustentabilidade
Consumo ético
Portugal
Defense Date: 20-Dec-2018
Abstract: O número de consumidores vegetarianos e veganos aumentou notavelmente em muitos países desenvolvidos e é provável que a sua influência no setor da alimentação continue a crescer. Como tal, os objetivos do presente estudo passaram por melhor compreender o perfil dos consumidores e a identidade vegetariana, as motivações que estão na base da adoção da dieta vegetariana, os benefícios percebidos pelos seguidores desta dieta, as barreiras sentidas à adoção da dieta vegetariana, as atitudes dos consumidores para com os animais não-humanos e os fatores que contribuem para que mantenham a dieta vegetariana ao longo do tempo. O principal propósito era contribuir para melhor concetualizar o consumidor vegetariano e melhor conhecer a realidade do mercado vegetariano. O estudo de 2018 realizado em Portugal utilizou métodos de investigação mistos. A investigação quantitativa canalizou o seu foco para os consumidores vegetarianos e veganos, ainda que tenha também incluído consumidores não-vegetarianos por forma a entender as barreiras sentidas à adoção do vegetarianismo, contando assim com um total de 1.246 respostas. A investigação qualitativa compreendeu entrevistas semiestruturadas com 10 consumidores vegetarianos e veganos. A convicção em vegetarianos demonstrou influenciar positivamente as motivações para o vegetarianismo que, por sua vez, demonstraram afetar os benefícios percebidos em seguir uma dieta vegetariana. Além disto, a convicção em vegetarianos provou a sua relação positiva com os benefícios percebidos, que por sua vez indicaram uma influência positiva nas atitudes humanas para com os animais. O presente estudo tem implicações interessantes para gestores e marketers que atuem na área da restauração e indústria alimentar.
The number of vegetarian and vegan consumers has risen considerably in a lot of developed countries, and it is likely that its influence in the food sector will carry on growing. Taking this into consideration, the present study set out to understand the profile of the consumer and the vegetarian identity, along with the motives that are at the heart of the adoption of a vegan diet, the benefits perceived by its followers, the eventual barriers against the adoption of a vegetarian diet, the consumers’ attitudes towards non-human animals, and the contributing factors to the long-term success of a vegan diet. The chief purpose was to contribute for a conceptualization of the vegetarian consumer and for a better understanding of the vegetarian market. The study, carried out in Portugal in 2018, applied a mixed research approach. The quantitative research was focused on vegetarian and vegan consumers, although some non-vegetarians were included so as to understand the perceived barriers to the adoption of vegetarianism, and a total of 1246 replies were gathered. The qualitative research consisted of semistructured interviews with 10 vegetarian and vegan consumers. Conviction was found to have a positive impact on the motives for vegetarianism, which in turn were shown to have an impact on the perceived benefits of a vegetarian diet. In addition, the conviction in vegetarians was shown to have a positive relation with the perceived benefits, which had a positive influence on human attitudes towards non-human animals. The present study has interesting implications for managers and marketers working within the restaurant and food industry.
URI: http://hdl.handle.net/10773/26804
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
documento.pdf2.41 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.